Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizaram fiscalizações em área indígena do povo Tapeba, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação foi registrada na última segunda-feira, 19.
De acordo com o BPMA, durante a fiscalização, caminhão-pipa foi flagrado retirando água de espelho d’água pertencente ao Rio Ceará sem que houvesse licença. O motorista e o ajudante foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal e os proprietários da empresa estiveram na sede da PF para prestar esclarecimentos.
Armas na comunidade indígena
Já em relação às terras, a Polícia recebeu informação de que uma mulher que estava na área indígena portava armas e não deixava o povo tapeba se aproximar, usando arma de fogo para impedi-los. Ao chegar no local indicado, a própria mulher confirmou para o BPMA a existência das armas.
Ainda foram apreendidos máquina de solda, lixadeira, cartuchos e peças para fabricação de armamento. Os quatro primeiros, que seriam da ocorrência relacionada ao carro-pipa foram liberados. Já a mulher foi autuada em flagrante no artigo 17 da Lei do Desarmamento.
Foram apreendidas duas armas calibre 32 e uma espingarda artesanal calibre 12. Ainda foram encontrados equipamentos de fabricação de armas artesanais. A mulher também foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal, que ficou responsável pelo procedimento.
Fonte: O POVO Online
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024