Nesta sexta-feira (1º), a Polícia Federal deflagrou a Operação “Peixe” para investigar suspeitas de financiamento ilegal em campanhas eleitorais dos anos de 2022 e 2024. A ação se concentra em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, onde uma suposta organização criminosa composta por empresários, funcionários públicos municipais e políticos teria favorecido candidatos a deputado federal em 2022 e candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano.
Segundo as investigações, o esquema teria movimentado recursos por meio de contas de empresas ligadas à administração municipal, incluindo empresas de fachada e “laranjas”, com saques em dinheiro próximos ao período eleitoral. Esses recursos, supostamente destinados à compra de apoio político e gastos não declarados, configuram o que é conhecido como “caixa dois”. Se comprovadas, as práticas podem ser enquadradas como lavagem de dinheiro e crimes eleitorais.
A ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Os nomes dos envolvidos e dos beneficiários políticos não foram divulgados.
Resposta da Prefeitura de Caucaia
Em nota oficial, a Prefeitura de Caucaia negou envolvimento nos crimes investigados e manifestou sua disponibilidade para colaborar com as autoridades. Segundo a nota, os contratos com as empresas investigadas têm como único objetivo a locação de imóveis, sem qualquer relação com práticas eleitorais.
–
Com informações do Estado CE
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024