Órgãos federais apontam prioridades para serem debatidas pelo Pacto do Pecém

As instituições públicas federais apresentaram as impressões sobre o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) durante reunião nesta quarta-feira (18/07) na Assembleia Legislativa do Ceará, dando continuidade à fase de elaboração do diagnóstico do Pacto pelo Pecém.
Para o deputado Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, “esta fase é imprescindível para conhecermos a visão dos órgãos sobre o CIPP e elaborarmos um diagnóstico concreto e participativo sobre o Pecém”.
Questões como a falta de prioridade à valorização e capacitação da mão de obra local, bem como a fiscalização das leis trabalhistas dos funcionários foram apresentadas como preocupação dos órgãos presentes. A ausência de um plano de negócios ou mesmo da criação de linhas de crédito para financiamento e incentivo ao empreendedorismo foram ainda ressaltadas pelos membros do núcleo Poder Público Federal. As questões sociais e de infraestrutura da região foram apontadas tais como o processo de favelização; atendimento básico de saúde, educação; coleta de resíduos sólidos; impactos ambientais e licenciamento para os empreendimentos a serem instalados.
Participaram da reunião representantes de instituições como Banco do Brasil, Ibama, Companhia Docas, Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Receita Federal entre outras.
Do Blog de Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: