Município cearense produz Maior Rapadura do Mundo

Foto: Reprodução
A Engenho Tradição, em Cascavel (CE), entra novamente para história brasileira com a incrível produção da maior Rapadura do mundo. Local destinado à cultura nordestina, o engenho de cana conseguiu o feito pela segunda vez, sendo a primeira há dez anos atrás (2013).
O Rapadura, que levou o título pesa 10.010 quilos e mede cerca de 3,91 metros. Para essa produção, foi necessário utilizar cem toneladas de Cana-de-Açúcar. A Maior Rapadura do Mundo foi feita em três dias, com produtores e visitantes ajudando na confecção. Equipes chegaram a trabalhar 24 horas por dia para alcançar a conquista, revezando entre os turnos. Um trabalho realizado com afeto e dedicação por todos.
Há mais de 30 anos, o ‘Engenho Tradição’ é parada obrigatória para quem passa pelas margens da CE-040, sendo o primeiro a produzir a Maior Rapadura do Mundo, e pioneira em criar Rapaduras com Frutas. Além de incentivar a Cultura local, o Engenho de Cana realiza diversas atividades em parceria com a Prefeitura de Cascavel e empresas privadas de Turismo, oferecendo uma experiência completa para os visitantes. A Maior Rapadura do Mundo ficará em exposição no Engenho.
– É uma alegria para todos nós. Todo esse trabalho é uma conquista para o Estado e município de Cascavel, que retomou o título. Estamos de braços abertos a todos que buscam uma experiência regional em um só lugar. O Tradição traz uma programação completa todos os dias. Temos praça de alimentação com comidas típicas, lanches, feira de artesanato, exposição, degustação das Rapaduras com Frutas e diversos produtos regionais. O engenho é dedicado a todas as famílias!”, afirma a diretora do Engenho Tradição, Eli Costa.

Maior Rapadura do Mundo: Para a produção foi adicionado apenas a cana de açúcar, sem a adição de sabores, para que ela tivesse uma durabilidade maior. Além do impressionante peso, técnicas foram usadas para selecionar as melhores canas e coordenação exata das etapas de cozimento nas caldeiras. O recorde da Maior Rapadura do Mundo celebra as tradições. A colaboração dos produtores e dos visitantes foram essencial para o feito. Ranking Brasil – Livro dos Recordes Brasileiros: A primeira vez que o Engenho Tradição entrou para o Ranking Brasil, livro dos recordes brasileiros, com a produção da Maior Rapadura do Mundo foi em 2013. Na época, o doce recebeu o destaque com o peso de 5,2 toneladas. Cerca de 30 toneladas de cana foram usadas para a iguaria de aproximadamente 2 metros de largura por 3,85 metros de comprimento, com 35 centímetros de espessura. Além de dois mil quilos de açúcar e três mil litros de mel para preparar. A atual Rapadura recordista tem 10.010 quilos, e segue exposta no Engenho aberto à visitação. Serviço

  • Engenho Tradição-A Maior Rapadura do Mundo.
  • Horário de funcionamento 6 horas às 19h30.
  • Rodovia CE 040, km 48, Cascavel-Ceará.
  • Mais informações: (85) 9.9602-0048
Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/2
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: