Eleições 2024

Mulher dá à luz no meio da rua no Centro de Caucaia

Recentemente, o Ceará presenciou uma série de partos inusitados em locais públicos, mostrando a importância da solidariedade e rapidez no atendimento em emergências.

Foto: Reprodução

Centro de Caucaia

Na tarde desta quinta-feira (25), uma mulher entrou em trabalho de parto enquanto caminhava nos arredores do Mercado da Caucaia, no centro do município de Caucaia. Sentindo uma forte pontada na barriga, a gestante deu à luz, com o bebê caindo no chão. Comerciantes e moradores rapidamente ofereceram ajuda. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e socorreu mãe e recém-nascido, levando-os ao Hospital Municipal de Caucaia.

Terminal do Antônio Bezerra

No dia 12 de junho, uma passageira em trabalho de parto recebeu auxílio no terminal do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Sentindo dores, ela foi ajudada por funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e da Socicam. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os primeiros atendimentos no local e, em seguida, a conduziu ao Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, conhecido como Gonzaguinha da Barra do Ceará.

Ônibus em Fortaleza

Em 21 de maio, um bebê nasceu dentro de um ônibus da linha 112 – Álvaro Weyne/Centro, em Fortaleza. A mãe, uma passageira de 24 anos, estava acompanhada do pai do bebê. O parto ocorreu na rua Castro e Silva, no bairro Centro, com a ajuda de duas estudantes de um curso técnico em enfermagem e auxiliares do Sindiônibus. Após o parto, a equipe do SAMU foi acionada e mãe e recém-nascido foram encaminhados ao Hospital Geral Dr. César Cals.

Shopping em Fortaleza

No dia 5 de maio, um bebê nasceu dentro de um shopping em Fortaleza. Devido à urgência, uma enfermeira presente no local realizou o parto. Mãe e filha foram encaminhadas à Maternidade Eugênia Pinheiro para finalização do atendimento, incluindo o corte do cordão umbilical. Segundo Rafael Castro, esposo da enfermeira que realizou o parto, o procedimento ocorreu bem, apesar do susto inicial.

Esses episódios ressaltam a importância da assistência imediata em situações de emergência e a solidariedade entre a comunidade.

Com informações do Gcmais

Zeudir Queiroz