Eleições 2024

Junta de Serviço Militar realiza solenidade de entrega de certificados em Caucaia

Evento cívico destaca serviço prestado às Forças Armadas e homenageia histórico servidor da Junta Militar

Na manhã desta quarta-feira (07/05), o Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia foi palco de uma solenidade cívica marcada pela entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) e Certificados de Isenção a jovens do município. A cerimônia foi promovida pela 037ª Junta de Serviço Militar de Caucaia, presidida pelo Secretário de Segurança Pública, Cel. Antonio Agnaldo, e secretariada por Marcos Antonio Silva.

Entrega de certificados e reconhecimento institucional

Conforme previsto no Art. 224 do Regulamento da Lei do Serviço Militar Obrigatório, a entrega dos certificados formaliza a dispensa dos jovens da incorporação às Forças Armadas. Também foram entregues Certificados de Isenção a jovens com deficiência previamente alistados nas Escolas Branca Carneiro de Mendonça e na Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEM).

Autoridades prestigiam evento cívico

O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, incluindo o prefeito Naumi Amorim; a primeira-dama Érika Amorim; a deputada estadual Emília Pessoa; o presidente da Câmara Municipal, vereador Tanilo Menezes; Vereador Marcelo Pinto, a diretora da FUNPEM, Maria Lúcia Corrêa; Presidente da Alac Rosani Guerra,  vereadora Germana Sales; Vereadora Liana Cordeiro, Vereadora Dayana Gondim, e o Cel. Aviador Paulo Guerra, ex-vice-prefeito de Caucaia.

Durante a solenidade, o presidente da Junta Militar, Cel. Agnaldo, destacou o legado do servidor público Zé Miguel, que dedicou 42 anos à Junta de Serviço Militar de Caucaia. O trabalho exemplar rendeu ao órgão reconhecimento nacional, incluindo a condecoração com a Medalha Olavo Bilac, conferida pelo Exército Brasileiro.

Homenagens e juramento à Bandeira

Em seu discurso, o prefeito Naumi Amorim fez uma homenagem bem-humorada a Zé Miguel, dizendo que ele “presta serviços à Junta Militar há quase 100 anos”. A primeira-dama Érika Amorim também ressaltou o papel da Junta como elo entre a juventude e os deveres cívicos.

Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizado o tradicional juramento à Bandeira Nacional, momento simbólico de compromisso com a pátria. Em seguida, os jovens receberam os respectivos certificados, conforme o Art. 107 da Lei 4.375 de 17 de agosto de 1964.

Encerramento da solenidade

A cerimônia foi encerrada pelo mestre de cerimônias Walber William, que agradeceu a presença de todos os convidados e autoridades, enaltecendo o caráter cívico e educativo do evento, que reafirma o compromisso da Prefeitura de Caucaia com a formação cidadã dos jovens do município.

Redação Jornal dos Municípios

Zeudir Queiroz