73 jovens certificados e incentivo ao empreendedorismo

A Prefeitura de Caucaia certificou, nesta quarta-feira, 73 jovens que concluíram cursos de qualificação profissional pelo Projeto Virando o Jogo. Além dos certificados, os participantes receberam kits de incentivo ao empreendedorismo, que irão auxiliar na prática do aprendizado adquirido durante a formação.
Oportunidades para jovens em vulnerabilidade social
O projeto é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e oferecer alternativas de geração de renda.
Em Caucaia, 162 jovens foram atendidos na primeira edição; 95 concluíram o percurso formativo e 73 alcançaram a certificação profissional.
Expansão do programa no Ceará
Criado em 2019, em Fortaleza, o Virando o Jogo integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Desde 2023, a iniciativa vem sendo expandida para outros municípios, com a meta de alcançar 11 mil jovens até 2026 em 10 cidades cearenses.
Na edição de Caucaia, foram ofertados cursos de Assistente Administrativo e Cabeleireiro Unissex, em parceria com o Instituto Viver Ceará.
Transformação na vida dos participantes
Gustavo, aluno do curso de Administração, destacou o impacto da iniciativa:
“Antes eu não via muitas opções de trabalho, mas o curso abriu meus horizontes e me deu confiança para buscar novas oportunidades. Esse certificado é uma porta que se abre para o meu futuro.”
Apoio além da formação profissional
O projeto também oferece atendimento psicossocial, com suporte de assistentes sociais e psicólogos, fortalecendo a trajetória dos participantes.
Na primeira edição, foram investidos R$ 1,46 milhão em bolsas de incentivo, garantindo a permanência dos jovens até a conclusão dos cursos.
–
Com informações da ASCOM Caucaia
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
- Professor é preso em Cascavel suspeito de importunação sexual dentro de escola - 6 de março de 2026
