A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 deste mês, entrevistando 504 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº CE-07679/2016.
Naumi Amorim tem 39% das intenções de voto, seguido de Eduardo Pessoa com 27%. Em outro patamar aparecem os candidatos Potim (PTC) e Silvio Nascimento (PP) com 6% cada, ao passo que Daniel Gadelha (PSOL) e Baiano Ximenes (REDE) têm 2% e 1% das intenções de voto respectivamente. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto representam 12% da amostra e 6% não sabem ou preferem não opinar.
Expectativa
Potim é candidato com o maior índice de rejeição, 34%, seguido de Baiano Ximenes com 30%, Eduardo Pessoa com 28%, Naumi Amorim com 27%, Silvio Nascimento com 26% e Daniel Gadelha com 24%. Independentemente da intenção de voto dos eleitores, a expectativa de vitória de Naumi Amorim soma 56%, enquanto Eduardo Pessoa chega a 21%. Os demais citados, Potim e Silvio Nascimento têm 2% e Daniel Gadelha 1%.
As intenções de voto em Naumi Amorim são mais expressivas entre os jovens (45%); Potim é mais citado entre os que têm idade entre 35 e 44 anos (11%). As intenções de voto dos demais candidatos se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados (sexo, idade, escolaridade e renda familiar).
Quando calculados apenas os votos válidos, isto é, descontando-se os votos em branco e os votos nulos, Naumi Amorim aparece com 49% das intenções de voto contra 33% de Eduardo Pessoa. Potim surge com 8%, Silvio Nascimento com 7%, Daniel Gadelha com 2% e Baiano Ximenes com 1%.
A pesquisa foi feita com eleitores que votaram no último pleito. As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa, por equipe de entrevistadores do Ibope, devidamente treinado para abordagem deste tipo de público, segundo o relatório, que acrescenta haver filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.
Reprovada
Os entrevistados se manifestaram sobre a avaliação das administrações de Caucaia, do Estado e do Governo Federal. 90% dos eleitores de Caucaia desaprovam a gestão do prefeito Dr. Washington, agora chegando ao fim do seu segundo mandato consecutivo. Apenas 4% dos entrevistados consideram a administração Ótima/boa, 11% dizem ser regular, e 83% responderam que ela é Ruim/péssima.
O Governo Camilo tem 30% de Ótimo/boa, 42% de Regular e 14% de Ruim/péssima. Já o Governo Temer tem 42% de Ruim/péssima, 26% de Regular, e 11% de Ótima/boa. O principal problema da administração de Caucaia é a Saúde, disseram os entrevistados.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024