O dono de um hotel no Cumbuco, praia turística em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi preso na tarde da quinta-feira (14) por furto de energia. O crime foi identificado durante operação da Enel Distribuição Ceará com a Polícia Civil.
Foram feitas medições de fiscalização em residências, comércios e hotéis. A prisão do proprietário, cuja identificação dele e do hotel não foram divulgadas, foi em flagrante.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a ocorrência. Segundo informações levantadas pelos técnicos, o medidor de consumo da pousada estava registrado em outro endereço. Diante dos fatos, o dono do local, um coreano identificado como Chang Ki Park (57), foi conduzido para o 31º Distrito Policial, onde foi autuado por furto.
A Enel ressalta que, além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora.
A ação também põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Em 2018, a Enel registrou 65 prisões no Ceará, em operações especiais realizadas com a Polícia Militar e Civil. Em Fortaleza, os bairros com maior quantidade de incidências de constatação de fraudes são: Barra do Ceará, Alvaro Weyne, Carlito Pamplona, Monte Castelo e Parque Iracema.
Para denunciar casos de furto de energia o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas).
Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024