Diretor de escola indígena é morto a tiros em Caucaia

Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba estava à frente da Escola Índios Tapeba

Um líder indígena foi morto a tiros nesta segunda-feira (4) em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Geraldo Barbosa da Silva Filho Tapeba estava à frente da Escola Índios Tapeba, localizada no mesmo município.
A Secretaria da Segurança Pública informou que ele foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Não há informações sobre a motivação do crime. Lideranças e entidades indígenas lamentaram o crime.
O Movimento Indígena do Ceará lamentou o ocorrido e afirmou estar profundamente entristecido com o falecimento de Geraldo Barbosa, membro valoroso da comunidade indígena Tapeba. Geraldo deixou uma marca indelével em nossas vidas, dedicando-se incansavelmente à causa indígena, lutando por justiça, igualdade e reconhecimento dos direitos dos povos originários. “Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e na luta pela preservação da cultura e dos territórios indígenas. Geraldo será lembrado não apenas por sua incansável militância, mas também por sua generosidade, sabedoria e compromisso com sua comunidade. Neste momento de dor e pesar, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a toda comunidade Tapeba. Que possamos honrar a memória de Geraldo seguindo firmes em nossa luta pelos direitos e pela dignidade de todos os povos indígenas,” se manifestou o movimento. “Que o espírito de Geraldo continue a nos guiar e inspirar em nossa jornada rumo à justiça e à valorização de nossas raízes”, concluiu.

Investigações sobre a morte de líder indígena

A Polícia Militar, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Perícia Forense foram acionados ao local do crime, e colheram informações que subsidiarão a apuração policial.

As investigações estão a cargo do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia, que busca elucidar o caso, bem como capturar os suspeitos da ação criminosa.

Fonte: https://gcmais.com.br/

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: