Belezas naturais, sustentabilidade e conservação da fauna e flora marinha são requisitos mínimos para que uma praia seja candidata à certificação Praia Limpa, uma chancela da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). No Cumbuco, esses e outros requisitos foram avaliados durante a segunda visita da SEMA, que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). A terceira visita acontecerá no dia 18 de agosto.
Na ocasião, Marcília Santos, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA e Mariana Lima, pesquisadora do Programa Cientista Chefe, analisaram fatores estruturais e biológicos costeiros da praia do Cumbuco e visitaram ninhos de tartarugas que estão sendo acompanhados pelo IMAC.
De acordo com a técnica Marcília, “o programa Praia Limpa vem para incentivar os municípios para que promovam ações ambientais e cuidem de suas praias. “Estamos na segunda visita no Cumbuco, após a terceira visita, será somada a pontuação e teremos o resultado final para saber se a praia está aprovada para receber a certificação dessa quinta edição da Praia Limpa”.
São necessárias três visitas para que a SEMA faça as avaliações necessárias para a concessão do certificado de Praia Limpa. Atualmente, o Cumbuco está com 3 estrelas. O máximo são 5 estrelas.
Para Fátima Margarido, que vive da atividade turística na região, essa certificação é muito importante, mas ressalta que além do cuidado da gestão com a praia, é preciso a conscientização da população como um todo. “Praia limpa significa cartão de visita para o turista. Com essa certificação, o Cumbuco vai estar em um patamar bem legal para o turismo”, afirma Fátima.
Vida marinha
Um dos requisitos avaliados para receber a Certificação Praia Limpa é ter a preservação de vida marinha na praia. Durante a visita, Mariana Lima, pesquisadora do Programa Cientista Chefe, visitou dois ninhos de tartarugas, localizados na Praia do Cumbuco (Pico das Almas).
Monitorar ninhos de tartarugas é umas das ações promovidas pelo IMAC. De acordo com o órgão, a temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, o IMAC registrou no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, 10 ninhos de tartarugas entre as praias do Cumbuco e Tabuba, além de 10 encalhes de animais marinhos mortos.
Praia Limpa SEMA
A Praia Limpa é uma certificação da SEMA que visa incentivar que os municípios promovam melhorias socioambientais e econômicas, com base nas diretrizes da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Para garantir a legitimidade e a transparência nas etapas de execução e monitoramento das ações que conferem e atestam a concessão do Selo Praia Limpa, a Certificação é acompanhada por uma Câmara Técnica, integrante do Colegiado Estadual de Gerenciamento Costeiro do Ceará – CEGERCO, presidido e coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA.
Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia
Monitoramento da fauna
Aviso de ninhos de tartaruga
Ouvidoria do IMAC
Whatsapp (85) 99784-5339
Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização
Fonte: Ascom Caucaia
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024