Cumbuco passa a abrigar Secretaria de Ciência e Tecnologia de Caucaia

Publicada em • Zeudir Queiroz
Foto: Prefeitura de Caucaia

A Secretaria Municipal de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SETEC) passou a funcionar, a partir desta sexta-feira (9), em novo endereço. A nova sede está localizada na Avenida dos Coqueiros, nº 2295, no Cumbuco, dentro da Casa do Turismo — espaço que também abriga a Secretaria Municipal de Turismo.

A mudança integra a estratégia da gestão municipal de aproximar as políticas públicas de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico dos principais vetores de crescimento de Caucaia. A escolha do Cumbuco, uma das áreas mais visitadas do Ceará, reforça o posicionamento do município como ambiente favorável à atração de novos investimentos.

Localização estratégica fortalece inovação e investimentos

De acordo com o secretário da pasta, Machidovel Trigueiro, a nova localização amplia a visibilidade das ações da SETEC e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico local.

“Estamos vivendo um momento de pleno desenvolvimento em Caucaia, preparando o município para se tornar um dos maiores polos de tecnologia e energia limpa do Nordeste brasileiro. Um exemplo disso foi a sanção da lei que criou o inédito Parque Tecnológico de Caucaia, voltado ao fortalecimento do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e sustentável, com a instalação de startups, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica e data centers”, destacou.

Novo espaço simboliza fase de transformação do município

Durante visita à nova sede, a primeira-dama do município, Érika Amorim, ressaltou a importância do espaço para o fortalecimento do desenvolvimento local.

“Esse novo ambiente simboliza o momento de transformação que Caucaia vive. Investir em ciência, inovação e tecnologia é investir no futuro das pessoas, na geração de oportunidades e na construção de uma cidade mais moderna e sustentável”, afirmou.

Perfil do secretário Machidovel Trigueiro

Machidovel Trigueiro é advogado e economista, mestre e PhD. Atua como professor de Direito Digital na Universidade Federal do Ceará (UFC) e como professor visitante na Florida International University (FIU), nos Estados Unidos.

Foi professor pesquisador na Universidade de Stanford, com foco em Conectividade de Cidades e Data Centers. Possui pós-doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e é coordenador do CRIA — Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC.

Também foi eleito Empreendedor Digital do Ano no Brasil pela Associação Brasileira de Startups, em razão da criação e desenvolvimento do aplicativo Mememoria.

Com informações da ASCOM

Zeudir Queiroz