Com primeiro espigão quase concluído, população de Caucaia já comemora os benefícios

“Passaram quatro gestões aqui que prometeram e nada foi feito. Eu já tinha perdido a esperança. Agora, já está dando uma reagida boa no comércio. A esperança é maravilhosa, só agradecer. Com certeza meu comércio vai fluir cada vez mais”, celebra Valdizar Rufino, empresário, sobre a obra dos espigões do litoral de Caucaia, que está prestes a completar dois meses, e a cada dia torna o sonho de milhares de caucaienses uma realidade, garantindo o comercio e protegendo as moradias do litoral.

Realizada com recurso integral do Governo Estado e Municipal, as obras seguem avançando, e o primeiro espigão já conta com mais de 250 metros de extensão. No total, a estrutura deve ter 420 metros. “Nós chegamos à metade do primeiro espigão, com a instalação de três graduações de pedras diferentes. Uma obra que é um dos focos da gestão municipal, que conta com a nossa fiscalização e, devido ao andamento estar acontecendo dentro do cronograma estipulado, já demos início à segunda estrutura do espigão 6, também na região do Icaraí”, revela André Daher, Secretário Municipal de Infraestrutura.

As obras já trazem nova vida ao dia a dia do bairro. Após anos de reivindicação da população por uma solução definitiva à problemática do avanço do mar, e obras paliativas realizadas por gestões anteriores, a construção dos espigões renovou a esperança da população. Cesar Moura, corretor de imóveis na região do Icaraí há mais de 30 anos, revela que já consegue notar a valorização imobiliária na região. “Antigamente era um sonho. Hoje é uma realidade. Nossa região está numa demanda de crescimento muito grande. Tanto para construção civil quanto para pessoas que estão vindo morar aqui. Caucaia hoje é um polo de crescimento, sem nenhuma dúvida”, comemora.

“A obra representa a realização de um sonho tão antigo, e tão necessário para essa região. Além de garantir as moradias, os espigões são de suma importância para o comércio e fomento do turismo em nosso litoral, trazendo desenvolvimento e resgatando o orgulho se ser caucaiense”, finaliza Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

Saiba mais

A ordem de liberação de serviço das obras dos três primeiros espigões do Icaraí foi assinada no último dia 31 de março. Em parceria com o Governo do Estado, a obra é orçada em R$ 44 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado, tem prazo de conclusão estimado em 12 meses. No total, o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia prevê a construção de 11 espigões, e o investimento de cerca de R$ 174 milhões, com recursos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz