Caucaia registra mais de 1 milhão de atendimentos e procedimentos nos postos

Imagem de arquivo do JM
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou em 2020 o total de 1 milhão e 102 mil atendimentos e procedimentos nos postos de saúde de Caucaia. Em 2019 mais de três milhões de atendimentos foram registrados. Os dados são referentes ao período compreendido entre os meses de janeiro e novembro.
A queda no número se deve a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), que motivou o isolamento social para a não proliferação da doença. “Os atendimentos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) eram para pacientes com sintomas leves da doença. Caucaia seguiu os protocolos de saúde emitidos por órgãos internacionais e aconselhamos as pessoas a se isolarem em casa para a não proliferação da doença. E este é uma justificativa para o baixo registro de atendimentos e procedimentos realizados em 2020”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
As 46 Uaps realizam 23 tipos de atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, pré-natal, prevenção ginecológica, puericultura, visitas domiciliares, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), aplicação de curativos, retirada de ponto, vacinas, aferição de pressão, teste de glicemia e marcação de exames.
Segundo o secretário municipal de saúde, Glai Jones, “o perfil do paciente da pandemia em estado grave era voltado para atendimento nos equipamentos de urgência, como as UPAs e o Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha”, completa. Ele relembra que nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, fortaleceu a Atenção Primária modernizando todas as unidades, além de reformar a estrutura e entregar novos equipamentos e mobiliário.
A SMS investiu massivamente na capacitação dos profissionais que atuam nos postos, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, e agentes comunitários de saúde. São, ao todo, 645 profissionais. “Realizamos capacitações visando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e o atendimento à população”, finaliza a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos.
Fonte: Ascom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: