Caucaia inicia credenciamento do Serviço Família Acolhedora

Crianças e adolescentes merecem cuidado, carinho e proteção. Pensando nisso, além de garantir os direitos básicos, a gestão municipal fortalece políticas públicas de assistência a esse público com o Serviço Família Acolhedora. A iniciativa acontece com o acolhimento de forma provisória de crianças e adolescentes afastadas das suas famílias por meio de medida protetiva por ser identificado risco social ou situação de abandono. A família voluntária que acolhe a criança oferece casa, convivência familiar e afeto. Para incentivar ainda mais essa acolhida, a gestão municipal lança o edital para o credenciamento das famílias acolhedoras residentes em Caucaia. Após o cadastro das famílias interessadas, é feita uma seleção e capacitação. O chamamento deste edital tem validade o ano todo.

Família Acolhedora é um serviço inserido na Política Nacional de Assistência e está sendo implementado pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. No âmbito do município, o programa foi lançado em dezembro do ano passado. Através dele, crianças e adolescentes que temporariamente precisam ser retiradas de sua família de origem, por motivos de decisão judicial, são inseridos em outro núcleo familiar para garantir um ambiente mais propício e seguro. Cada família acolhedora receberá um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo, de acordo com o tempo de permanência com a criança ou adolescente.

A secretária de desenvolvimento social e trabalho, Natécia Campos, ressalta que o acolhimento familiar é fundamental e transformador. “Temos um abrigo domiciliar em Caucaia de grande relevância. Mas sabemos o quanto é importante que nossas crianças sintam o amor e a leveza junto a uma família. É por este motivo que fazemos questão da presença do Programa Família Acolhedora em Caucaia”.

SERVIÇO:
Família Acolhedora

Confira o Edital de Chamamento Público Nº 002/2022 – Serviço de acolhimento em família acolhedora.  Clique Aqui (Selecione o tópico Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e baixe o edital)

Quem pode se inscrever?

· Ser maior de 25 anos e possuir, no máximo, 60 anos, não havendo restrição quanto ao estado civil;
· Ser residente no município há, no mínimo, dois anos;
· Não possuir interesse em adoção;
· Nenhum membro da família ter problema com uso abusivo de álcool, drogas e outras substâncias;
· Concordância de todos os membros da família;
· Parecer psicossocial favorável expedido pela Equipe do Programa Família   Acolhedora;
·Apresentar idoneidade moral, condições de saúde física e mental;
· Comprovar renda mensal da família;
· Participar das capacitações, comparecer às reuniões e acatar as orientações da equipe técnica;
· Ter capacidade para dar afeto e manter uma relação harmoniosa no espaço do lar;
· Estarem todos os membros da família em comum acordo com o acolhimento.

Como e onde se inscrever?

As inscrições das famílias interessadas em participar do Serviço Família Acolhedora serão gratuitas. Serão realizadas na Sede do Serviço na Rua: Jerônimo Amaral, 386 – Centro – Caucaia – CE.
Horário: Segunda à Sexta: 09:00 às 12:00 e 13:00 às 15:00
Através do preenchimento da Ficha de Cadastro do Serviço (conforme anexo I do edital)
Maiores Informações: (85) 98218-3800

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz