
A Prefeitura de Caucaia deu um passo significativo na promoção da cidadania e no fortalecimento do desenvolvimento social e econômico do município. Nesta quarta-feira (21), o prefeito Naumi Amorim sancionou duas novas leis que prometem transformar a vida da população: a criação do Centro de Capacitação e Integração Profissional (CCIP) e a implantação do Programa Balcão do Povo.
Capacitação e Empregabilidade com o CCIP
A Lei nº 3.877/2025 institui o Centro de Capacitação e Integração Profissional – CCIP, também chamado de Programa de Capacitação do Povo. O objetivo é claro: oferecer cursos, oficinas e treinamentos gratuitos voltados à formação e qualificação profissional dos moradores de Caucaia.
A iniciativa tem como foco preparar jovens, adultos e trabalhadores para o mercado de trabalho, estimulando ainda o empreendedorismo, a economia solidária e a inovação. A meta é reduzir a vulnerabilidade social e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
“Estamos criando um programa que abre portas para o nosso povo. Sabemos que a capacitação é um caminho para a geração de emprego, renda e dignidade. Esse é mais um compromisso nosso sendo cumprido”, destacou o prefeito Naumi Amorim.
O CCIP funcionará por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, oferecendo cursos técnicos, formação inicial e continuada, além de oficinas e treinamentos. As áreas priorizadas serão aquelas com maior demanda de empregos no município.
Balcão do Povo: Serviços Públicos Mais Perto da População
A Lei nº 3.873/2025 cria o Programa Balcão do Povo, que tem como objetivo oferecer, em um único local, serviços públicos com mais agilidade, simplicidade e eficiência, aproximando ainda mais a gestão municipal da população.
No Balcão do Povo, os cidadãos terão acesso a:
-
Emissão de documentos (Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho Digital)
-
Retirada de boletos e guias de pagamento
-
Solicitação de alvarás, licenças e serviços administrativos
-
Orientações sobre direitos, cidadania e acesso a políticas públicas
“O Balcão do Povo é mais uma ação que demonstra nosso compromisso em tornar a Prefeitura cada vez mais acessível, moderna e eficiente. Estamos trabalhando para facilitar a vida dos caucaienses e garantir que todos possam exercer sua cidadania com dignidade”, afirmou o prefeito.
Com essas iniciativas, Caucaia dá passos importantes rumo a uma gestão mais inclusiva, eficiente e comprometida com a transformação social da cidade.
–
Com informações da ASCOM
- Condenado a 150 anos por crimes brutais, Sérgio Rolim pode ir ao regime semiaberto - 13 de junho de 2025
- Fortaleza perde para o Santos e permanece no Z-4 da série A - 13 de junho de 2025
- Reunião entre prefeitura e empresários ganha destaque na câmara de Caucaia - 12 de junho de 2025