Caucaia atinge meta de indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil

O Município de Caucaia alcançou um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros.

O Previne Brasil estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária em Saúde (APS). A partir de agora, o financiamento federal para a APS é baseado em 7 indicadores de saúde. Cada município recebe o recurso financeiro de acordo com as metas alcançadas em cada indicador.

Na avaliação do programas, que acontece quadrimestralmente e é feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Caucaia atingiu o percentual do financiamento, na área do pré-natal, por ter alcançado as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

As metas estabelecidas são as seguintes: seis consultas de pré-natal nas gestantes entre a primeira e a vigésima semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

O secretário de saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, destacou a importância desse resultado.
“Acreditamos que a atenção primária é o coração da saúde de todos os municípios e com Caucaia não seria diferente. Esse resultado é fruto do compromisso da gestão da Prefeitura de Caucaia e dos profissionais de saúde que estão cada vez mais empenhados em oferecer um serviço mais qualificado e humanizado. Tanto é que saímos da posição 181ª para a 115ª, no Estado”, afirma.

Saiba mais

Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Caucaia realizaram mutirões para intensificar o cadastro com a população do município para o Programa Previne Brasil.

Essas informações além de definir os recursos financeiros destinados a investimentos para a área de Caucaia, vão subsidiar o planejamento das equipes e facilitar a comunicação com os moradores para a disponibilização de serviços e acompanhamento da população.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz