Edital Cultura Viva: pontos e pontões de cultura

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o Edital de Chamamento Público nº 004/2025 – Cultura Viva: Pontos e Pontões de Cultura para Autistas e Pessoas com Deficiência (PCDs). A iniciativa faz parte do programa Cultura Viva do Tamanho do Brasil! e destina R$ 100 mil para apoiar projetos culturais que promovam acessibilidade, inclusão e protagonismo.
Categorias de participação
O edital está dividido em duas categorias:
-
Categoria 1: Projetos de agentes culturais com deficiência.
-
Categoria 2: Projetos voltados para o público de pessoas com deficiência.
Em cada categoria, serão selecionadas cinco propostas, que receberão R$ 10 mil cada.
Objetivos e áreas contempladas
De acordo com a secretária de Cultura, Priscila Menezes, o edital busca fortalecer políticas públicas que ampliem a participação de autistas e PCDs em atividades culturais:
“Estamos garantindo que autistas e pessoas com deficiência estejam no centro da criação cultural, com oportunidade de mostrar seus talentos e fortalecer a inclusão.”
As áreas contempladas incluem:
-
Artes cênicas inclusivas
-
Música e corais acessíveis
-
Literatura acessível
-
Audiovisual e cultura digital inclusiva
-
Patrimônio cultural e cultura popular adaptada
-
Ações de formação cultural
Quem pode participar
Podem se inscrever entidades culturais sem fins lucrativos, Pontos de Cultura e coletivos que possuam pelo menos dois anos de atuação comprovada.
Inscrições
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15 de setembro de 2025.
O edital completo pode ser consultado nas redes oficiais da Secretaria de Cultura de Caucaia.
–
Com informações da ASCOM Caucaia
- Chagas Vieira chama Ciro para o debate e critica “papo furado” nas redes sociais - 6 de março de 2026
- Homem é morto a tiros e criança de 4 anos fica ferida em ataque no bairro Icaraí, em Caucaia - 6 de março de 2026
- Professor é preso em Cascavel suspeito de importunação sexual dentro de escola - 6 de março de 2026
