Agricultores caucaienses recebem certificados dos cursos de Capacitação para o Desenvolvimento Rural

A maioria do território de Caucaia é composta por zona rural. Visando o aumento da produtividade e da renda da comunidade rural, a Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDA), instituiu o Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Rural. O objetivo é promover acesso a cursos de qualificação rural para agricultores. Na manhã desta quarta-feira (18), no pátio da SDR, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados para os 115 participantes do programa, que contou com a parceria da gestão com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural (SINRURAL).

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Henrique Matias; o presidente do Sindicato Rural de Caucaia (SINRURAL), Ricardo Bezerra Nunes e participantes dos cursos. Foram entregues os certificados dos cursos de manejo sanitário, casqueamento em equinos, aquário e reprodução de peixes ornamentais, inseminação artificial em bovinos, trabalhador na operação e manutenção de tratores agrícolas, trabalhador na avicultura básica e trabalhador na doma de equinos.

Durante a cerimônia, o secretário de agricultura, Sebastião Conrado, destacou: “hoje é um dia muito importante pois, em parceria com o SENAR e SINRURAL, estamos beneficiando a comunidade rural. Esses cursos representam grandes oportunidades para os agricultores e produtores rurais, pois com essa capacitação eles podem ter mais chances no mercado de trabalho rural e assim, mais renda e qualidade de vida”.

O jovem Felipe Januário Rodrigues, que participou do curso de casqueamento em equinos, ficou muito feliz de participar do programa, pois aprendeu novas técnicas que vão agilizar o trabalho dele. “Eu aprendi a domar e casquear. Isso foi muito importante pra mim porque eu trabalho com meu pai e posso agilizar ainda mais o nosso trabalho com os bichos”, relata Felipe.

A agricultora Maria Elioneide, já participou de dois cursos e está na expectativa do lançamento de novas oportunidades. “Eu achei excelente a iniciativa da gestão. Eu fiquei sabendo dos cursos pelas redes sociais e achei muito interessante poder aprender coisas novas. Eu tenho um terreno onde planto e crio animais e vou poder aplicar tudo que eu aprendi com os cursos de tratorista e de avicultura”, vibra a agricultura.

De acordo com a Secretária de Patrimônio, mais de 575 pessoas foram beneficiadas indiretamente pelo programa. A entrega dos certificados encerra a primeira etapa do programa, que segue de forma contínua e com previsão de mais capacitações para o segundo semestre.

Os próximos cursos serão divulgados nas redes sociais e no site da prefeitura de Caucaia. As inscrições podem ser feitas na SDA ou através de mutirões feitos com o apoio da Senar e Sinrural nas comunidades rurais.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz