O Governo do Estado, por meio Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), implementa no Estado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Brasil sem Miséria) e reúne nesta sexta-feira (27) no Auditório da STDS, gestores dos 33 municípios pré-selecionados para participar da segunda etapa do programa no Ceará. O objetivo do Pronatec é realizar ações de formação técnica e profissional de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Em 2012, o programa, por meio da STDS, ofertará 14 mil vagas de cursos de capacitação para titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, com idades entre 16 e 59 anos, beneficiários do Bolsa Família. Os cursos terão carga horária variável entre 160 e 400 horas e serão custeados pelo Governo Federal. Inicialmente serão disponibilizados pelas seguintes Unidades Ofertantes: Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Comercial (Senac).
Municípios contemplados
Nesta fase, o Pronatec disponibiliza cursos para adesão dos municípios com mais de 50 mil habitantes. É o caso de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
Contato: Robson Veras (Coordenador de Trabalho e Renda da STDS) – 3101.7849 ou 3101.4609
Data: 27 de abril (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024