Caucaia supera Capital em casos de sarampo

Agora, a mobilização é voltada para as pessoas de 5 a 29 anos, e a vacinação será indiscriminada. Crianças de 6 meses a 1 ano e 3 meses também serão imunizadas
Agora, a mobilização é voltada para as pessoas de 5 a 29 anos, e a vacinação será indiscriminada. Crianças de 6 meses a 1 ano e 3 meses também serão imunizadas

Nos últimos 90 dias, o Ceará contabilizou 86 novos casos de sarampo, de acordo com boletim atualizado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem. Há mais de um ano, o surto da doença se instalou em dezenas de municípios, sendo Fortaleza o maior afetado. Neste ano, entretanto, os dados revelam que a cidade de Caucaia superou a Capital no número de ocorrências confirmadas da infecção, tornando-se uma das localidade onde a epidemia se encontra em situação preocupante no Estado.

Entre o dia 18 de dezembro de 2014 e o dia 10 de março de 2015, conforme a Sesa, um total de 37 pessoas foram diagnosticadas com sarampo no Município, contra 32 em Fortaleza. O último caso descoberto na cidade data do dia 4 de março deste ano, enquanto outros 13 ainda estão em investigação. Com os registros recentes, a incidência da doença em Caucaia totaliza 11 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, a segunda mais alta do Ceará, perdendo apenas para a de Itaitinga.

“Acreditamos que esse maior número de casos tenha sido causado pelo fato de Caucaia se apresentar, muitas vezes, como município ‘dormitório’. Muitas pessoas, inclusive não vacinadas, circulam de Fortaleza para cá e acabam trazendo o vírus. E isso aconteceu tanto de lá para cá, como daqui para lá”, destaca Kelly Monte Sousa, coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Caucaia.

Das ocorrências confirmadas, 54% atingiram crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 16,2% envolveram jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. No município, apenas as pessoas maiores de 50 anos não registraram a doença nos últimos 90 dias. “É uma situação preocupante, porque o sarampo era uma doença erradicada. Não deveríamos ter caso nenhum”, frisa.

Diante do elevado número de casos, teve início, ontem, a campanha para intensificar a vacinação na cidade. Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, Caucaia foi um dos municípios cearenses que não atingiram cobertura vacinal acima de 95% nas crianças de 6 meses a 1 ano e na população de 1 ano de idade.

“Como os casos ainda estão surgindo, a meta passa ser 100%, então deveríamos estar com toda a população vacinada. Mas existem crianças que estão entrando na faixa etária de vacinação e uma série de fatores que influenciam na cobertura”, diz a coordenadora.

Desta vez, a mobilização é voltada para pessoas de 5 a 29 anos, mas a imunização de rotina, que inclui a faixa etária de 6 meses a 1 ano e 3 meses, também ocorrerá normalmente. O próximo sábado marcará o dia D de vacinação no município, quando todos os postos de saúde ficarão abertos para aplicar doses da vacina. “A campanha vai até dia 18 de abril. Na faixa etária de 5 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada”, ressalta Kelly.

Segundo a Sesa, além da Capital e Caucaia, o surto está presente nos municípios de Trairi (3 casos), Itaitinga (6), Guaiuba (2), Aquiraz (3), Pacajus (1), Maracanaú (1) e Beberibe (1).

Sarampo

Fonte: Diário do Nordeste
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: