Eleições 2024

Caucaia sedia 5ª conferência estadual do meio ambiente com presença da ministra Marina Silva

Foto: Marcos Vasconcelos / ASCOM Prefeitura de Caucaia

Com o tema “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”, Caucaia recebeu, nesta sexta-feira (14/3), a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, realizada no Sesc Iparana. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da vice-governadora Jade Romero, do prefeito Naumi Amorim e de diversas autoridades locais e nacionais.

Debates e Compromissos Ambientais

Como anfitrião da Conferência, Naumi Amorim destacou a relevância do evento diante dos desafios climáticos enfrentados pelo município.

“Em um momento em que nosso município enfrenta os desafios das fortes chuvas e seus impactos, este evento se torna ainda mais relevante. É uma oportunidade para discutirmos soluções, trocar experiências e reforçar nosso compromisso com a preservação ambiental, buscando sempre o bem-estar do nosso povo”, afirmou o prefeito.

A Conferência promove um debate amplo sobre cinco eixos temáticos fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas:

Mitigação
Adaptação e preparação para desastres
Transformação Ecológica
Justiça Climática e Governança
Educação Ambiental

Propostas para Conferência Nacional

O evento, que se encerrará neste sábado (15), também servirá como plataforma para a formulação de políticas ambientais. Delegados de diferentes cidades apresentarão propostas de ação, das quais 20 serão selecionadas. Além disso, serão eleitos 50 representantes que levarão as demandas do Ceará à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio de 2025.

A Conferência reafirma o compromisso de Caucaia e do Ceará com o fortalecimento de políticas ambientais sustentáveis, alinhadas às urgências climáticas globais.

Com informações da ASCOM
Zeudir Queiroz