A educação do município de Canindé atingiu uma marca importante. Todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estão regularmente matriculados em escolas de tempo integral. Isso representa mais de 8,1 mil estudantes com jornada escolar ampliada e mais horas de aula, visando uma melhor preparação para o Ensino Médio.
O período integral em Canindé teve início no ano de 2017 e, atualmente, a cidade é a única da região a atingir o patamar de 100% dos alunos do 9º ano nesse modelo pedagógico. “Nós saímos de 6 mil para mais de 8 mil alunos em escolas de tempo integral. É muito importante essa marca porque representa mais conhecimento para os estudantes que estão prestes a ingressar no Ensino Médio e, logo depois, na universidade”, pontuou Rozario Ximenes, prefeita municipal.
Além disso, 14 turmas de 11 escolas públicas no município obtiveram nota 10 no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Uma delas, inclusive, foi premiada pelo desempenho na principal avaliação de competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em língua portuguesa e matemática.
Para chegar ao resultado, a prefeitura de Canindé vem realizando investimentos no ensino e na infraestrutura das escolas públicas por meio do Programa Avança Mais Educação. Atualmente, mais de 5 mil alunos utilizam o transporte público gratuito e a maioria dos estudantes fazem as refeições nas escolas. A cidade também realiza sua própria avaliação geral de desempenho, que verifica o nível das escolas e serve de base para as avaliações federais e estaduais.
“Nós somos a única cidade a realizar avaliação de desempenho própria. Isso é muito importante porque conseguimos verificar como está o nível dos nossos alunos e focar em pontos de melhoria. Acreditamos muito que a educação merece todo esse investimento”, destacou o secretário de Educação, Kledeon Paulino.
Fonte: Assessoria de Imprensa
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024