Com mais de duzentos atendimentos em prol da saúde do homem desde o dia 18 de novembro, a Secretaria da Saúde e Hospital Municipal de Pacatuba encerram a Campanha Novembro Azul com diversas atividades na última quarta-feira, 27 de novembro.
Palestras, consultas, entrega de laços azuis, ultrassonografias, distribuição de panfletos,exames de sangue (PSA) e exames de toque foram alguns dos serviços prestados pelas equipes de saúde de Pacatuba durante a realização da Campanha.
Os médicos Waltercleide (Urologista) e Yure Rolim (Ultrassonografista) prestaram os atendimentos especializados no Hospital Municipal e diversos outros profissionais realizaram consultas nos Postos de Saúde do município.
Com participação do vice-prefeito, o médico, Dr. Marcelo Augusto, da secretaria de Saúde, Cristianne Araújo, da diretora do Hospital Elida Matos, do enfermeiro Iran Júnior e dos vereados Edileno Matos, Enio Medeiros e Chicão, a campanha de prevenção do câncer de próstata teve seu encerramento antecipado com a realização de um grande mutirão realizado no Hospital Municipal. A antecipação do dia 30(sábado) para o dia 27 (quarta-feira) deu-se em virtude de outros compromissos dos médicos especialistas.
Na ocasião, além de exames preventivos, foi ministrada um palestra com a assistente social do NASF, Joana Paula.
O vice-prefeito Dr. Marcelo Augusto,fez questão de se engajar nesta luta contra a prevenção do câncer de próstata e disse que a causa é muito gratificante.
“Nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos pacatubanos sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Queremos atingir com esta campanha todos os homens que já estão na faixa etária de iniciar os exames preventivos”.
A doença e tratamento
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Urologia -SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
Helany Cristina Holanda
Assessoria de Imprensa de Pacatuba
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024