Eleições 2024

“Boletim Hídrico: Ceará tem 7 açudes sangrando e 12 com armazenamento superior a 90%”

Foto: Reprodução

O mais recente boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta quinta-feira (20), informa que o estado do Ceará possui 7 açudes com capacidade máxima e sangrando, além de outros 12 com armazenamento acima de 90%.

Entre esses açudes, destacam-se o Arrebita e o Forquilha, ambos em Forquilha, e o Jenipapo, em Meruoca. O Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral, também está nessa situação, com 99,15% de sua capacidade.

No entanto, o boletim revela que alguns reservatórios estão operando com volumes reduzidos, refletindo a distribuição desigual das chuvas e a necessidade de gestão eficiente dos recursos hídricos. Ao todo, 33 açudes estão operando com menos de 30% da capacidade.

Entre os reservatórios mais preocupantes está o Castanhão, o maior do estado, localizado em Alto Santo. Com capacidade total de 6.700 hm³, o Castanhão está atualmente com apenas 27,44% de sua capacidade, um leve aumento em relação aos 27,47% registrados no início da quadra chuvosa.

Outra barragem em estado de alerta é a Flor do Campo, em Novo Oriente, que possui apenas 6,24% de seu volume máximo. Situação semelhante ocorre em outros reservatórios como o Barra Velha, em Independência, que está com apenas 0,87% de sua capacidade.

A região do Médio Jaguaribe, que concentra alguns dos maiores reservatórios, apresenta volumes reduzidos de armazenamento, o que pode impactar o abastecimento de várias cidades no futuro. O Orós, por exemplo, encontra-se com apenas 59,12% de sua capacidade, enquanto o Figueiredo, em Alto Santo, registra 27,94%.

Na região do Sertão Central e dos Inhamuns, a situação também preocupa. O Cedro, em Quixadá, está com apenas 2,70% de sua capacidade total, e o Trapiá II, em Pedra Branca, opera com apenas 13,82%.

Com informações do Gcmais

Zeudir Queiroz