Artesanato com resíduos do pescado é realidade em Acaraú

Alunos e servidores do campus de Acaraú do IFCE compõem um grupo de artesãos que utilizam resíduos de pescados, como escamas, conchas e búzios, e ainda materiais recicláveis, como garrafas pet na produção de artesanato. O “IFCe’Arte” é coordenado pela professora das áreas de Pesca e Aquicultura do campus, Soniamar Saraiva, com participação maciça dos estudantes.
Os próprios alunos são responsáveis por todo o processo que engloba coleta de matéria-prima, produção do artesanato e sua comercialização, o que caracteriza a atividade como um estímulo ao empreendedorismo e ao associativismo. A professora Soniamar já formou alunos de comunidades pesqueiras de Acaraú no ano passado e, a partir deste ano, estende a capacitação aos discentes do campus.
Além disso, a docente recentemente ministrou curso de Gestão em Agroindústria, que utilizando técnica da Embrapa, ensinou a representantes da comunidade de Tucunzeiros, em Acaraú, como beneficiar a fibra do coco para confecção de artesanato.
A ideia é a de que os alunos capacitados neste momento sejam monitores nas futuras capacitações disponibilizadas à comunidade externa, o que se dará em cursos de formação inicial e continuada (FIC), uma das atividades de extensão da instituição.
Serviço
Produção de artesanato com resíduos de pescado
Local: campus de Acaraú do IFCE
Contato
Professora Soniamar Saraiva / (85)9919.5199 / (88)3661.4103 / cefetpesca@gmail.com
Jornalista Edson Costa / (88)9693.1002 / (88)3661.1682 / edsoncosta@ifce.edu.br
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: