As águas do Rio São Francisco foram liberadas para o açude Castanhão nesta quarta-feira (9). A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizada no município de Missão Velha. A água segue o riacho Seco, rio Salgado, rio Jaguaribe e entra no Castanhão, sendo captada para o sistema que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), com o acionamento da comporta, as águas vão percorrer um total de 300 km até o açude Castanhão, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o deságue no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a transferência de água durante o primeiro semestre é uma estratégia da gestão hídrica para obter melhores resultados.
“O volume líquido de transferência que chegará ao Castanhão sempre será maior no período chuvoso. A água é transferida do projeto de integração do São Francisco, permitindo assim que a água do açude Castanhão fique naquele reservatório para atender às demandas da economia rural do Vale do Jaguaribe e do abastecimento humano de todas as pessoas que habitam as cidades daquela região”, afirma.
Visita de Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou a cidade de Jati, no extremo-sul do Ceará, para acionar a liberação das águas da barragem do projeto de integração das águas do São Francisco nesta terça-feira (8).
A barragem estava em manutenção desde maio de 2021. Com o acionamento, o recurso hídrico segue agora em direção ao Cinturão das Águas, conjunto de obras que abastece diferentes regiões do estado.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024