Agentes de endemias de Caucaia recebem capacitação sobre Leishmaniose Visceral com técnicos da Fiocruz

A luta contra as zoonoses ganha mais um vilão em comunidades afastadas, como as residentes na região serrana de Caucaia: o acesso dos profissionais aos animais domésticos.
Foto: Prefeitura de Caucaia
Com o objetivo de treinar os agentes comunitários de endemias (ACEs) que atendem a estas regiões sobre manejo e controle de Leishmaniose Visceral, popularmente conhecido como calazar, a Secretaria de Saúde de Caucaia (SMS) e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) realizou um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), especialistas em endemias e zoonoses, para o treinamento destas equipes. A capacitação teve início nesta segunda-feira (22), conta com carga horária total de 40 horas. Debater as estratégias de prevenção da doença, além de fortalecer as ações de educação permanente dos profissionais de saúde do município são alguns dos pontos abordados. Os técnicos Artur Velho e Adilson Almeida, da Fiocruz Rio de Janeiro, e Giovanny Mazzarotto, da Fiocruz Ceará, ministraram a capacitação. “A ideia é aumentar o número de técnicos capacitados capazes de fazer não só o diagnóstico mas também o controle para então subsidiar políticas públicas junto aos gestores do município”, revela Giovanny. “São esses profissionais que de fato precisam dessa capacitação pois são eles que são as primeiras barreiras e conhecem as especificidades de cada comunidade, muitas vezes até mesmo de cada família”, completa Artur. Ainda de acordo com os técnicos, que realizam capacitações semelhantes em todo o Brasil, o município de Caucaia se destaca pela união de dois órgãos estratégicos para a promoção da saúde, seja animal ou humana, na capacitação de profissionais. “Eu queria reforçar que o diferencial foi esse trabalho do Instituto do Meio Ambiente junto com a secretaria de Saúde, que foi uma coisa que eu não observei em outros municípios. Saúde animal anda junto com a saúde humana, que anda junto com o meio ambiente. Então vocês estão indo no caminho certo”, finaliza Giovanny. Ao todo, 40 profissionais, que estão vinculados ao Núcleo de Endemias e Zoonoses da SMS de Caucaia estão participando do curso. Marquezan Rocha, coordenador de Endemias e Zoonozes do Município, fala sobre a importância da formação. “Esse treinamento, ministrado pelos profissionais da Fiocruz, é muito relevante para os nossos agentes de endemias, pois implica diretamente na ação preventiva da doença”, afirma. De acordo com Leandro Araújo, presidente do IMAC, agora os profissionais devem replicar as técnicas aprendidas em outras áreas de serra no município. O objetivo é criar um cinturão de monitoramento da região de serra. “É a primeira vez que existe uma parceria institucional entre esses três órgãos. No Ceará é uma inovação. É a primeira iniciativa para que se monte um cinturão de monitoramento nas Serras e nas bases das Serras do município, que são potenciais locais de eclosão desse tipo de doença”, enfatiza. Esta, é a primeira vez que os agentes de endemias recebem esse tipo de formação e, após a conclusão, todos ganharão certificação.

Saiba mais

Leishmaniose Visceral Canina (calazar) A Leishmaniose é transmitida pela picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos. O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem matéria orgânica (lixo, fezes de animais e frutas em decomposição) que possa facilitar a criação do mosquito. Fonte: Ascom Caucaia
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: