Eleições 2024

Adutora de Itapipoca não volta a funcionar e Governo Federal promete carros-pipa

A normalização do abastecimento de água no município de Itapipoca não aconteceu como o previsto para esta segunda-feira, 30. No momento e que foram religar o abastecimento de água, por volta das 4 horas, cinco novos vazamentos surgiram na adutora que deve abastecer o município, segundo o prefeito Dagmauro Moreira (PT). O Governo Federal reforçará abastecimento com carros-pipa.

Através do deputado José Guimarães (PT), o prefeito de Itapipoca pediu recursos ao Governo Federal. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, garantiram o envio de 20 carros-pipa para reforçar o abastecimento em Itapipoca, até a terça-feira, 31.

“A orientação da presidente é que se garanta água para o povo de Itapipoca, é uma operação de guerra”, disse José Guimarães.

O governador do Estado, Cid Gomes (Pros), chegou ao município por volta do meio-dia, segundo assessoria, para acompanhar novamente os trabalhos na adutora. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o reabastecimento aconteceria às 17h desta segunda.

Situação crítica

Atualmente, 16 carros-pipas fazem a distribuição de água entre os moradores, segundo Dagmauro, mas já não dão conta da necessidade da população, diz ele. O abastecimento está em apenas 20% da sede da cidade, de acordo com o prefeito. “Está todo mundo ligando para as rádios, pedindo água. Estamos pedindo a Deus que chova e que essa adutora realmente funcione”, afirmou.

Questionado sobre as falhas na obra da adutora, o prefeito destacou aqualidade do material utilizado. “Alguns canos racham, não suportam a pressão. Tudo indica que os canos são de qualidade duvidosa”, criticou Dagmauro.

Adutora defeituosa
A adutora, orçada em R$ 18 milhões e de responsabilidade da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), seria entregue nos próximos dias para levar água do açude Gameleira para Itapipoca, mas apresentou vazamentos ao longo de seus 30 km de extensão ao ser acionada para teste na segunda-feira, 23. No mesmo dia Cid foi ao local e lá ficou até a última quinta-feira ajudando os trabalhadores nos reparos, carregando materiais de construção e mergulhando em uma caixa d’água para ajustar peças.

Fonte: O POVO Online
com informações do repórter Bruno Pontes
Zeudir Queiroz