A administração municipal de Pacatuba lançou na segunda, 11 de março, numa parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação, a Semana Saúde na Escola, com ações voltadas ao combate à obesidade infantil e ao cuidado da saúde ocular.
A solenidade aconteceu na sede da Creche Mãe Rita, no Bairro Alto São João, às 9 da manhã com participação da secretária da saúde Ana Girão, do secretário do desenvolvimento agrário, Cláudio Henrique Chaves de Oliveira, representantes da secretaria da educação e da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Ronize Fernandes Silva.
Segundo Ronize, o programa vai atender alunos da rede municipal e estadual com atividades educativas como palestras sobre segurança alimentar e nutricional, cultura da paz, álcool, tabaco e outras drogas e formação de grupos de discussão de saúde mental e ações em saúde.
No primeiro momento, a meta durante o período que vai de 11 a 15 de março, é atender dois mil estudantes nos 17 PSF’s do município. Durante a execução do Programa serão atendidos 500 alunos por PSF, o que vai contabilizar 8.500 estudantes com idade 02 a 15 anos de idade.
“Os estudantes estão passando por uma avaliação antropométrica, que é um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações de peso x altura e que permite a classificação de indivíduos segundo o seu estado nutricional. Se houver a detecção de algum problema na nutrição como obesidade ou desnutrição, o aluno é automaticamente encaminhado à equipe da saúde da família para acompanhamento clínico e com um nutricionista” informou a coordenadora Ronize.
Além do atendimento nutricional, o programa oferece cuidados com a saúde ocular, conforme informou a enfermeira Evelini de Oliveira.
“Avaliamos as crianças menores e fazemos acompanhamento através do cartão de vacinação e de informações dadas pelos pais a cerca da realização ou não do Teste do Olhinho, logo após o nascimento das crianças. Caso os pais não saibam informar, as equipes do programa Saúde da Família farão o encaminhamento para um oftalmologista que realizará o teste de acuidade visual”, comentou a enfermeira Evelini.
A secretária de saúde, Dra. Ana Girão, fez questão de enfatizar a parceria com a secretaria da educação e afirmou que só é possível mudar a situação de saúde de qualquer indivíduo e das famílias por meio da educação desde o nascimento.
“Esse programa é realizado para prevenir doenças, avaliamos e informamos aos pais e alunos qual a melhor forma de manter a saúde em dia. Gordura não é sinal de saúde e sim de possíveis doenças como diabetes e pressão alta que atinge indivíduos em qualquer idade. A informação por meio da educação ajuda as famílias conhecerem os cuidados que se devem ter no dia-a-dia com alimentação, deste modo evitando a obesidade”, disse a secretária.
Dra. Ana aproveitou a ocasião para fazer um apelo às famílias para o combate à dengue, afirmando que o município está em situação de risco e só com a ajuda de todos e com cuidados simples é possível manter o mosquito da dengue longe das residências e prédios.
“Vamos nos conscientizar, sem focos do mosquito não haverá doença e dengue pode ser sim uma doença muito séria, queremos evitar que isso se torne um problema grave para os cidadãos pacatubanos”, finalizou Dra Ana Girão.
O Prefeito Alexandre Alencar também está acompanhando de perto todas estas ações da Semana Saúde na Escola, e esteve ao final da solenidade de lançamento do Programa visitando a Creche Mãe Rita onde acompanhou o trabalho realizado pelos profissionais.
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024