Fortaleza será sede entre os dias 1 e 8 de junho do 22º Cine Ceará Festival Ibero-americano de Cinema. Mais conhecido como Cine Ceará, é o mais antigo evento cultural do estado do Ceará e esse ano terá como foco temático As lutas socias da América Latina. Por se tratar de um fetival Ibero-americano, o Cine Ceará tem peso de evento internacional e conta com produções de países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugual. Importante ressaltar que o Cine Ceará, a cada ano que passa, consolida sua importância dentro do circuito dos festivais ibero-americanos de cinema, e que esse ano, a pesar de ter uma semana a menos no seu prazo de inscrição em relação ao período do ano passado, o Cine Ceará 2012 conta com praticamente o mesmo número de longas-metragens inscritos e ainda teve um aumento de 7% entre os curtas-metragens em relação ao Cine Ceará de 2011.
Foram inscritos 105 longas-metragens e 331 curtas-metragens, num total de 436 filmes inscritos de 15 países. Destes, serão escolhidos apenas 8 longas e 12 curtas que serão divulgados em maio e disputarão o troféu Mucuripe. É gente, a disputa é apertada, o que ajuda a elevar qualitativamente o nível na seleção dos filmes, pelo menos na teoria.
Ainda sobre alguns números que penso serem interessantes e relevantes sobre o 22º Cine Ceará: entre os longas-metragens, os filmes estrangeiros representam 37% do total, com 39 filmes. Destaque especial para o cinema argentino, com 16 filmes inscritos e que na minha modesta opinião se consolida a cada ano como uma das grandes realidades entre os produtores mundias de grandes e belíssimos filmes, como um cinema que lida de forma sensível e inteligente com a realidade de seu povo e, também, de questões que são humanos e ultrapassam qualquer tipo de fronteira geopolítica, entretanto… voltando ao Cine Ceará; entre os curtas-metragens, no ano de 2011 foram inscritos 309 curtas, esse ano foram 331, 22 filmes à mais, um aumento de 7%.
As premiações do troféu Mucuripe serão agraciadas entre os longas-metragens nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica e entre os curtas-metragens as categorias são melhor filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica. O Prêmio da crítica para melhor curta e longa metragem será escolhido por um juri formado por mebros da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Também haverá a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, que será escolhido por um júri de estudantes de universidades de Fortaleza.
O 22° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Do Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024