Eleições 2024

Uber deixará de operar na Colômbia a partir de fevereiro

A Uber anunciou que deixará de operar na Colômbia a partir do primeiro dia de fevereiro. A plataforma de transporte oficializou sua decisão depois que as autoridades do país ordenaram a suspensão imediata de seu serviço ao resolver um litígio entre a multinacional norte-americana e uma empresa ligada a uma companhia local de táxis. As informações são do El País.

(Foto: Divulgação)

“Em cumprimento à surpreendente sentença da Superintendência de Indústria e Comércio (SIC) em 20 de dezembro, a partir das 0h de 1° de fevereiro de 2020 a Uber deixará de funcionar na Colômbia. O primeiro país do continente a fechar as portas a sua tecnologia”, afirmou a empresa em um comunicado divulgado em Bogotá.

Nessa decisão, a SIC afirma que a Uber estava, constantemente, em confronto com o sindicato dos taxistas durante seus seis anos na Colômbia. Também afirmou que isso “viola as normas que regulamentam o mercado, gera uma vantagem significativa e desvio da clientela”.

A sentença contra a Uber por concorrência desleal e operação irregular do serviço público individual de transporte, de primeira instância e que teve o apelo da empresa, ocorreu após a Cotech SA, que fornece tecnologias de comunicação a uma empresa colombiana de táxis, processar a Uber Technologies, com sede nos Estados Unidos, sua matriz na Colômbia e sua filial na Holanda.

Apesar de sua saída, a empresa, de acordo com o comunicado, “está utilizando todos os recursos legais para defender o direito de dois milhões de usuários de escolher como se movimentam pelas cidades e a oportunidade de 88.000 sócios motoristas registrados no aplicativo de gerar ganhos adicionais para o sustento de suas famílias”.

Fonte: O Povo Online

Zeudir Queiroz