Terremoto no Marrocos deixa pelo menos 632 mortos e 329 feridos

Jade Romero e comitiva do governo do Ceará passam por terremoto no Marrocos

Foto: Reprodução
O terremoto que atingiu Marrocos nesta sexta-feira (8) deixou pelo menos 632 mortos e 329 feridos, segundo balanço atualizado pelo Ministério do Interior do país. Um forte tremor de magnitude 6,8 atingiu Marrocos a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), causando pânico entre os residentes que correram para fora dos edifícios.
O terremoto causou o colapso de vários edifícios especialmente nas províncias e municípios de al Haouz, Taroudant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech, no sudoeste. Dos 329 feridos, 51 estão em estado grave.

Conforme a mídia marroquina este é o terremoto mais poderoso registrado neste reino no Norte da África. O Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram “todos os recursos necessários para intervir e ajudar nas zonas afetadas”.

O terremoto ocorreu 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília). As províncias e municípios do país mais afetadas pelo tremor, ainda segundo a pasta, foram Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant. O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.

Vídeos nas redes sociais mostram correria e desabamentos

Na rede social X (Twitter), há relatos de pessoas correndo para as ruas e prédios tremendo. Segundo a agência de notícias Reuters, há um vídeo de um prédio colapsando e entulho nas ruas. Há também vídeos que mostram pessoas saindo de um centro de compras, de restaurantes e de edifícios residenciais. Em outros registros, há moradores ensanguentados pelas ruas e tentando acionar os serviços de emergência via celular.

Jade Romero e comitiva do governo do Ceará passam por terremoto no Marrocos

A equipe do governo do Ceará que está de passagem por Marrocos foi surpreendida por um forte terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a cidade de Marrakesh, na noite desta sexta-feira (8). A vice-governadora Jade Romero publicou uma mensagem nas redes sociais relatando o susto, mas informou que todos passam bem. “Aqui em Marrakesh, no Marrocos, fomos surpreendidos com um terremoto de magnitude 7, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Toda nossa comitiva do Governo do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança”, escreveu a vice-governadora, citando um centro de pesquisa alemão. O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, cerca de 72 km a noroeste de Marrakesh, pouco depois das 23h (horário local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Vice-governadora está no Marrocos para participar de conferência de Geoparques

Jade Romero está no país africano cumprindo agenda oficial relativa à X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrakech. O evento vai servir para o Ceará apresentar a candidatura do Araripe Geopark Mundial para sediar a XI Conferência Internacional de Geoparques Mundiais, no Cariri. A conferência congrega participantes de 195 geoparques, de 48 países. Após terminar a agenda no Marrocos, Jade Romero ainda seguirá para Madrid, na Espanha, onde deve conhecer iniciativas sobre o Sistema de Monitoramento Integral para os casos de Violência de Gênero (VioGen), além de outras ações relativas a esta pauta.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: