Na manhã desta quarta-feira (6), o município de Caucaia foi reconhecido com o Selo UNICEF, edição 2021-2024, uma certificação destinada a municípios que promovem políticas públicas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes. O anúncio oficial, feito pelo site do Selo UNICEF, foi acompanhado por cerca de 40 técnicos no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de figuras-chave da gestão municipal, como o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi; o secretário de Saúde, Zózimo Medeiros; a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Emília Campos; e a primeira-dama Juliana Valim.
Juliana Valim expressou emoção ao falar sobre a conquista: “Esse momento coroa um trabalho intenso de quatro anos, onde a causa das crianças e adolescentes foi amplamente discutida e promovida. É gratificante saber que fizemos o melhor por nossas crianças e jovens”, afirmou.
Para Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, o esforço conjunto das várias secretarias foi essencial para a conquista. “Atingimos todos os indicadores e resultados sistêmicos, e isso é fruto de um trabalho intersetorial focado na garantia de direitos”, comemorou. Ela destacou ainda ações como o programa Busca Ativa Escolar, que resgatou mais de 1.000 crianças em situação de abandono escolar, as campanhas socioeducativas e o aumento da cobertura vacinal como pontos fundamentais para alcançar a certificação.
Histórico de conquistas com o Selo UNICEF
Esta é a quarta vez que Caucaia recebe o Selo UNICEF, com certificações anteriores nas edições 2001-2002, 2005-2006 e 2017-2020. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece gestões municipais que reduzem desigualdades e promovem melhorias nos indicadores sociais de crianças e adolescentes, incentivando práticas de inclusão e proteção dos direitos básicos.
–
Com informações da Ascom
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024