IGUATU – A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou ontem, dia 21, o primeiro caso de gripe A H1N1, conhecida por gripe suína, neste município, localizado na região Centro-Sul. O paciente de 20 anos, cobrador, esteve trabalhando no período de 10 a 15 de dezembro na cidade de Pedra Branca, onde no fim do mês de novembro passado surgiu o surto atual da doença no Ceará.
O secretário de Saúde do município, Joab Soares, acalmou a população local e disse que não há motivo para preocupação. “A doença está controlada, os números de notificações vêm diminuindo e este caso tem vínculo com Pedra Branca, isto é, o contágio não ocorreu em Iguatu”.
Esse é o primeiro caso de gripe suína nos dez municípios que integram a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde – Acopiara, Catarina, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. A microrregional compreende uma população de 300 mil habitantes. O último registro, antes da confirmação do caso de Iguatu, havia sido feito na sexta-feira, dia 16, de uma senhora de 60 anos, profissional de Saúde, em Fortaleza, que foi o primeiro caso da Capital, neste ano.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024