Greve de ônibus em Fortaleza continua suspensa após reunião hoje (15)

Em reunião de conciliação realizada nesta terça-feira (15) entre as categorias do transporte público e o Tribunal Regional do Trabalho no Ceará (TRT), ficou decidido que a greve dos motoristas de ônibus em Fortaleza continua suspensa. O encontro contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). Na próxima quinta-feira (17), acontecerá outra audiência conciliatória no Ministério Público do Trabalho (MPT). Haverá, ainda, uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho para definir se houve acordo ou se o dissídio será julgado.

Início do movimento

Na última terça-feira (8), houve o bloqueio de pelo menos dois terminais de ônibus da Capital. No dia seguinte, na quarta-feira (9), os trabalhadores decidiram pela suspensão temporária das paralisações, dando um prazo de uma semana para as empresas apresentarem uma nova proposta.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos motoristas está o reajuste salarial. O piso dos motoristas de ônibus no Ceará é de R$ 2.270. A solicitação da categoria em relação ao ano de 2020 é de 3%. Já sobre 2021, o reajuste pedido é de 9%. Além da questão salarial, os motoristas pedem reajuste na cesta básica e no vale alimentação. Outro ponto é a volta da antiga operadora dos planos de saúde dos motoristas que, segundo a categoria, oferece uma maior estrutura de atendimento. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: