Cidadãos de Fortaleza compareceram em peso nesta sexta-feira, 7 de setembro, para prestigiar o desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. O tradicional evento reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar. Mais 8 mil desfilaram pela Av. Beira-Mar.
Dentre as autoridades presentes na festividade, representou o Governador Cid Gomes (que não compareceu ao evento devido a uma viagem em busca de parceiros para a Refinaria Premium II) o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, que assume interinamente o Governo do Estado. Estiveram presentes também o comandante da 10ª Região Militar, general Geraldo Gomes de Mattos Filho, o secretário de Segurança do Estado, coronel Francisco Bezerra, e o comandante da Polícia Militar, coronel Wérisleik Matias.
Confira fotos do desfile da Independência em Fortaleza (foto: Kid Júnior / Agência Diário)
Protestos
Além do desfile e das homenagens à pátria, também ocorreram protestos de diversos grupos, que aproveitaram a aglomeração das pessoas para reinvidicar várias causas sociais. Dois grupos permaneceram em torno do aterro da Praia de Iracema e chamaram atenção.
Um grupo chamado “Unidos Contra a Corrupção” cravou no aterro 190 cruzes, que simbolizam além dos 190 anos da indepedência brasileira, 190 causas sociais. Outo aglomerado de pessoas segurou faixas e cartazes pedindo maior segurança e ações da PM contra a onda de assaltos em Fortaleza.
Com informações dos repórteres Fernando Brito e Adalmir Ponte
Do Diário do Nordeste
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024