A presidente Dilma Rousseff nomeou o paranaense Ary Joel de Abreu Lanzarin para comandar a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A decisão foi tomada após quase dois meses de o cearense Jurandir Santiago deixar o cargo.
Desde a saída de Jurandir, o banco era comandado interinamente por Paulo Sérgio Ferraro. Ary Joel é paranaense de São Miguel D’Oeste, Lanzarin tem MBA em formação geral para altos executivos do BB pela Universidade de São Paulo (USP). Completou 52 anos de idade e desses quase 27 foram dedicados ao Banco do Brasil.
Denúncias de desvio
Na última terça-feira (14) o Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma ação civil pública e denúncia crime contra o empresário José Juaci Cunha Pinto Filho. Ele é acusado de ser o principal responsável por um dos “esquemas” de desvio de dinheiro público do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Além da ação, ajuizada na última sexta-feira (10), foi feito o pedido de prisão preventiva do empresário. Diante da pluralidade de desvios, as investigações foram divididas por “esquemas”. Essa primeira parte foi concluída após quase um ano de investigações. O MP acredita que o desvio foi de quase R$ 22 milhões, envolvendo 27 pessoas físicas e seis empresas. A estimativa é que juntando com os outros estados o desvio chegue a R$ 2 bilhões.
Do CNews
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024