Eleições 2024

Vistoria após Clássico-Rei aponta 385 cadeiras danificadas na Arena Castelão

Grande parte dos assentos foram quebrados ao término da partida, no lado onde ficou a torcida do Ceará. Clubes aguardam laudo para discutir o prejuízo.

Clássico-Rei disputado entre Fortaleza e Ceará no último domingo, 10, deixou marcas de vandalismo e danos ao patrimônio da Arena Castelão. A vistoria feita pela Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Estado (Sejuv) e finalizada na manhã desta terça-feira, 12, apontou 385 cadeiras quebradas ou danificadas no estádio, sendo quase todas no lado onde ficou a torcida do Ceará.

Os dados foram confirmados ao Esportes O POVO pela Sejuv, que informou ainda que a restituição de cadeiras danificadas é de responsabilidade dos clubes, que realizam o pagamento através de Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

A expectativa é de que órgão emita um parecer sobre a vistoria, para que o valor do prejuízo causado seja repassado aos clubes. Calcula-se que cada assento custe em torno de R$ 300. Dessa forma, só com as cadeiras, a conta giraria em pouco mais de R$ 112 mil.

Além dos assentos quebrados e danificados, a vistoria – realizada com a presença de representantes dos dois clubes – também apontou danos nos portões e nas luminárias da Arena. Mandante do jogo, o Fortaleza comunicou que aguardará o laudo definitivo da Sejuv para decidir o que irá fazer para reparar o prejuízo que lhe cabe.

“Ainda estamos conversando com o Ceará para ver como vamos fazer. Mas tem que ter sensibilidade. O que aconteceu lá no domingo foi uma coisa absurda. Todo mundo viu que foram eles (torcida do Ceará) que provocaram tudo isso. Foi algo direcionado, proposital. Estamos discutindo a responsabilidade deles. Pode ter tido alguns danos no nosso lado, pela euforia do jogo, pelo momento, mas não teve ninguém jogando cadeira em ninguém”, afirmou Taim Fontenele, representante do Fortaleza na Federação Cearense de Futebol, fazendo menção ao ocorrido ao fim da partida – vencida pelo Fortaleza por 1 a 0 – em que torcedores do Ceará foram flagrados arremessando diversos assentos na direção do gramado, conforme mostram as imagens.

Pelo lado alvinegro, o vice-presidente do Ceará, Raimundo Pinheiro, informou ao Esportes O POVO que o clube ainda não foi notificado sobre o total de assentos quebrados ou danificados no lado de sua torcida e que, após receber o laudo da Sejuv, tomará as devidas providências. O dirigente destacou que ainda dois profissionais do clube estão acompanhando de perto os trabalhos de vistoria e reparo para resolver a questão.

O duelo entre Fortaleza e Ceará, válido pela 32ª rodada do Brasileirão 2019, registrou público de 46.093 pagantes na Arena Castelão.

https://www.youtube.com/watch?v=8-VVJjgyKIc&feature=emb_title

Fonte: O Povo Online

Zeudir Queiroz