Segundo dados apresentados pela nova pesquisa O
POVO/Datafolha, os alvinegros são maioria entre os fortalezenses. Com 28% dos entrevistados, o Ceará aparece como o time de maior público na capital. O rival Fortaleza vem em segundo lugar, com 21%. Equipes locais aparecem à frente de clubes do sudeste, Corinthians (8%) e Flamengo (7%).
A pesquisa O POVO/Datafolha foi espontânea e ouviu 827 pessoas na cidade de Fortaleza, entre os dias 29 e 30 de agosto. No procedimento de campo, não foi permitido ao entrevistado escolher dois times. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em Porangabuçu, o resultado positivo para o clube alvinegro na pesquisa rendeu elogios do presidente do Ceará, Evandro Leitão, ao seu torcedor. Para ele, a fidelidade é grande responsável pela vitória na pesquisa.
“A torcida do Ceará está, sobretudo, presente nos bons e maus momentos vividos pelo clube. Ela sempre foi a maior do Estado e uma das maiores do Norte e Nordeste. Tem crescido cada vez mais, tendo em vista a recuperação que o clube teve nesta atual gestão”, destacou o dirigente.
Sobre a quantidade ascendente de torcedores jovens, Evandro Leitão exaltou a importância de valorizar e elaborar mais campanhas para cativar as novas gerações de alvinegros. “A renovação do torcedor é muito importante. Temos uma preocupação especial, no sentido de atrair o garoto, jovem e adolescente para ser um futuro consumidor e torcedor do Ceará”.
Já no Pici, não há preocupação por parte da diretoria tricolor. De acordo com o diretor de marketing do Fortaleza, Fábio Mota, o percentual gerado a partir das centenas de entrevistados não é suficiente para retratar a realidade.
“Nós consideramos os números de estádio. O Fortaleza tem dez dos 15 maiores recordes de público no PV. Não é só a maior, mas também é aquela que mais faz festa e vai aos jogos. O momento em que são feitas essas pesquisas interfere, mas podemos ver qual torcida é a maior por essas estatísticas”, defende o representante tricolor.
Fábio Mota usa, também, levantamentos envolvendo vendas de produtos e artigos relacionados ao clube. “A mesma fábrica produz os nossos uniformes e do time rival. O número que se vende do Fortaleza é infinitamente superior. O Timemania, loteria da Caixa, também tem o Fortaleza como o primeiro do Estado há anos”, argumenta.
Natural
Diretoria do Ceará elogia os números. No Fortaleza, há argumentos para questionar.
28% Ceará
Liderança do Ceará vem com sete pontos percentuais acima do Fortaleza. Pesquisa ouviu torcedores na Capital
Mulheres
Percentual de mulheres que não têm time para torcer ainda é alto: 37% disseram ‘não’ para qualquer time
Os números
Números totais
Ceará – 28%
Fortaleza – 21%
Corinthians – 8%
Flamengo – 7%
Nenhum – 27%
Por escolaridade
(Ensino superior)
Ceará – 32%
Fortaleza – 22%
Corinthians – 8%
Flamengo – 7%
Nenhum – 27%
Por sexo
(feminino)
Ceará – 22%
Fortaleza – 20%
Flamengo – 7%
Corinthians – 2%
Nenhum – 26%
Por sexo
(masculino)
Ceará – 35%
Fortaleza – 21%
Corinthians – 9%
Flamengo – 8%
Nenhum – 15%
Fonte: O POVO / Datafolha, com 827 pessoas nos dias 29 e 30/8/2012
Multimídia
A pesquisa sobre o tamanho das torcidas de clubes em Fortaleza é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:
Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9h30min.
Para ver – A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias. Assista a programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show). Veja o vídeo na página da TV O POVO Youtube. (www.youtube.com/user/tvopovo)
Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/esportes)
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024