Foi pedida a instauração de inquérito para investigar possíveis manipulações de resultados de jogos, em partidas válidas pelo Cearense e pelo Brasileiro, em 2022 e 2021
O promotor de Justiça e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), Edvando França, encaminhou ofícios às Secretarias Executivas das Promotorias de Justiça do Crato, Caucaia e Barbalha pedindo a instauração de inquérito para investigar possíveis manipulações de resultados de jogos, em partidas válidas pelo Campeonato Cearense e pelo Campeonato Brasileiro, em 2022 e 2021. Conforme o coordenador do Nudtor, o conteúdo dos documentos tem caráter sigiloso.
A Federação Cearense de Futebol protocolou, na última quarta-feira (19), uma notícia de infração no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará sobre o vazamento de áudios com declarações de suposta manipulação de resultados em jogos de futebol no estado. A intenção da investigação é saber quem são os autores dos áudios, se são verdadeiros e se são antigos ou recentes. Os áudios viralizaram em grupos de WhatsApp nesta quarta-feira (19).
Crato
A Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Crato foi informada acerca de notícias divulgadas na imprensa local de eventual manipulação de resultados das partidas do Campeonato Cearense, como a realizada no último dia 18 de janeiro de 2022, entre os clubes de Caucaia x Crato. O assunto foi submetido à consideração dos representes ministeriais da comarca para avaliação acerca da abertura ou não de investigação e a possível instauração de inquérito policial para apurar as supostas condutas criminosas dos envolvidos.
Caucaia na Série D do Brasileiro 2021
No caso de Caucaia, em ofício encaminhado à Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Comarca, o Nudtor solicitou a investigação de eventual manipulação de resultados das partidas pela Série D do Campeonato Brasileiro, envolvendo o clube Caucaia, bem como notícias informais de que o vereador Neto do Planalto teria confirmado referido fato e que, supostamente, teria provocado o Ministério Público local para investigação. Segundo o Ministério Público, a matéria jornalística foi veiculada no dia 12 de agosto de 2021.
Barbalha
Edvando França também despachou outro ofício para a Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Comarca de Barbalha solicitando a abertura de investigação sigilosa de denúncia veiculada em 11 de outubro de 2021, também sobre manipulação de resultados nos jogos futebolísticos do Campeonato Cearense.
O próprio Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE) deflagrou os procedimentos para apurar as responsabilidades no âmbito administrativo de eventual participação de diretores de clubes. Sem prejuízos de outras providências, o Ministério Público está adotando todas as medidas administrativas e ou penais visando responsabilizar os envolvidos em crimes que vão de simples fraudes até formação de quadrilha.
Fonte: https://ge.globo.com/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024