Verdão sai atrás, busca empate por 1 a 1, mas não evita queda para a Série C. Com casa cheia, Cruz-Maltino sela retorno à Primeira Divisão
O suspiro final do Icasa após dois anos na Série B aconteceu com um jogo de antecedência para o encerramento da temporada 2014. O Verdão saiu atrás e conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 com o Vasco, neste sábado (22), no Maracanã, pela 37ª rodada da competição nacional, mas não conseguiu evitar o rebaixamento para aTerceira Divisão. Com o resultado, o time carioca sela o retorno à elite do futebol brasileiro.
Vice-campeão da Série C em 2012, o Icasa retornou à Segunda Divisão no ano passado e fez campanha surpreendente, brigando pelo acesso à Série A até a última rodada – terminou na quinta posição, com um ponto a menos que o Figueirense, quarto colocado. Em 2014, porém, o clube de Juazeiro do Norte sofreu com problemas financeiros e amargou campanha ruim no Brasileiro. A equipe chegou a esboçar reação na luta contra o rebaixamento após a chegada do técnico Vladimir de Jesus, mas, com a sequência de quatro jogos consecutivos sem vitória, teve a queda confirmada.
Rebaixado, o Verdão é o 18º colocado, com 40 pontos. A despedida da Série B será diante doBoa Esporte, no próximo sábado (29), às 15h20 (de Fortaleza), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pela última rodada da competição.
O Cruz-Maltino, por sua vez, conseguiu assegurar o retorno à Série A com o empate diante do Icasa. Terceiro colocado, com 63 pontos, o time de Joel Santana encerrará a participação na Segunda Divisão contra o Avaí, também no próximo sábado, às 15h20 (de Fortaleza), na Ressacada, em Florianópolis.
O jogo
Com casa cheia – 56.334 presentes – e diante da necessidade de apenas um ponto para confirmar o acesso, o Vasco começou o jogo embalada pela torcida e se lançou ao ataque. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, o time mandante teve duas boas chances, mas o goleiro Busatto evitou o gol. No minuto seguinte, Thalles recebeu lançamento livre na área e matou no peito, mas bateu desajeitado de perna esquerda, e a bola foi para fora.
Com domínio da partida, o Cruz-Maltino teve nova chance aos 11, quando Kleber aproveitou passe, bateu forete de voleio, e Busatto espalmou para escanteio. Aos 19, Maxi Rodríguezcarregou a bola, bateu rasteiro da entrada da área, e o goleiro do Icasa defendeu novamente. No rebote, Douglas chutou para fora. O Verdão respondeu aos 21: Júnior Barros recebeu a bola no lado esquerdo da área e cruzou rasteiro, mas Nilson não alcançou a bola, que passou na frente do gol. Três minutos depois, Lucas Gomes cruzou, Júnior Barros dominou dentro da área e chutou, mas Martín Silva espalmou.
Após os sustos do time do Cariri, o Vasco diminuiu o ritmo, mas conseguiu abrir o placar no final da primeira etapa. Aos 34, Douglas cobrou falta, Kleber subiu livre na área e cabeceou para abrir o placar no Maracanã. A equipe carioca foi para o intervalo com a vitória parcial e com o estádio em festa.
Na volta do segundo tempo, entretanto, o Icasa voltou disposto a desfazer a festa vascaína e continuar vivo na Série B. Logo aos nove minutos, Mauri tentou jogada no campo de ataque, e a bola sobrou para Nilson, que bateu bonito de fora da área, sem chances para Martín Silva, para empatar a partida.
Aos 14, Nilson deu passe em profundidade na ponta direita para Mauri, que invadiu a área, cortou Martín Silva e chutou, mas Diego Renan evitou o gol.
O Verdão tentou crescer na partida e conseguiu conter a pressão do Vasco, mas esbarrava em passes errados e na má pontaria para ficar à frente no placar. O jogo seguiu bastante movimentado, mas sem grandes chances para as duas equipes. No suspiro final, o Icasa ainda teve um lance de perigo aos 47, em cabeçada do zagueiro Marco Tiago, mas não conseguiu marcar e deixou o Maracanã desolado e rebaixado. O Vasco, por sua vez, sob vaias da torcida, mas com o acesso assegurado.
Ficha técnica:
Vasco: Martín Silva; Carlos César (Lorran), Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Fabrício, Douglas e Maxi Rodríguez (Lucas Crispim); Kleber e Thalles (Edmílson). Técnico: Joel Santana
Icasa: Busatto; Naylhor, Gilberto e Marco Tiago; Ivonaldo, Neto (Bismarck), Mauri, Lucas Gomes e Zeca; Júnior Barros (Núbio Flávio) e Nilson (Roger). Técnico: Vladimir de Jesus
Gols: Kleber, aos 34 minutos do primeiro tempo. Nilson, aos 9 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ivonaldo, Nilson, Júnior Barros e Lucas Gomes (Icasa)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 22/11/2014
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo César Silva Faria (MT) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
Público: 49.559 pagantes
Renda: R$1.662.405,00
Fonte: Diário do Nordeste
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024