O fundador do Ferroviário Atlético Clube, Valdemar Cabral Caracas, de 105 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo, na Capital. “Seu Caracas” está internado desde o último dia 20 e foi submetido à uma traqueostomia, isto é, uma incisão no pescoço para poder respirar, no último domingo (6).
Valdemar Caracas é um dos fundadores do Ferroviário. Foto: Daniel Roman
De acordo com a filha de Valdemar, Vanda Caracas, ele aguarda a avaliação médica para ser transferido ou não de volta ao quarto do apartamento do hospital. “Ele estava sem andar, teve pneumonia e não estava mais querendo comer. Estava piorando e o levamos ao hospital dia 20″, lembra.
Vanda explica ainda que chegou a pensar que seu pai não resistiria ao procedimento. “Pensamos que ele não sairia dessa, mas os médicos disseram que ele talvez volte para o quarto”, citou, confiante na recuperação do “Caracol”, como é conhecido pelos amigos.
Caracas é a história viva do Ferrão
Valdemar Cabral Caracas, nascido em 9 de novembro de 1907, foi um dos fundadores do Ferroviário Atlético Clube, em 1933, quando era chefe de escritório de manutenção da Rede de Viação Cearense (RVC). Em 1945, Caracas era o treinador da equipe, quando o Ferrão conquistou o seu primeiro título estadual. Trilhou ainda carreira política, sendo eleito vereador em 1936. Em 1947, foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro no Ceará.
Do Portal Verdes Mares
- Geraldo Alckmin convida Papa Leão XIV para participar da COP30 em Belém - 18 de maio de 2025
- Moraes nega adiamento de oitivas pedido por Bolsonaro - 18 de maio de 2025
- Caucaia garante reajuste para servidores municipais - 17 de maio de 2025