Fortaleza e Ceará encerram o ano com uma configuração inédita no futebol cearense quanto ao número de sócios-torcedores e projetam novas aquisições para 2016. De acordo com os números apresentados pelo programa “Movimento Por um futebol melhor”, o Leão está em 18º em número de associados no País (10.405), enquanto o Alvinegro está na 24ª colocação (8.180). Pela primeira vez, o Tricolor termina à frente do Alvinegro desde que os planos de sócios foram consolidados no Brasil, com o programa leonino alavancando em 2015 e o do Vovô vivendo uma “crise de identidade”.
Com essa configuração, o objetivo dos dois clubes para 2016 é bem traçado. Enquanto o Leão espera manter o crescimento, o do Vovô deve ser redefinido, como adianta o presidente do Alvinegro de Porangabuçu, Robinson de Castro. “Estamos iniciando um conhecimento sobre isso. Quero redesenhar o programa, realizar uma pesquisa, saber o que os outros pensam, o que o cliente pensa, nosso consumidor, o torcedor, e não o que eu penso. Intuição não vai resolver nada”, comenta.
O redesenho do programa acontecerá após o número de sócios do Ceará praticamente não se alterar nos últimos anos. O clube chegou a ser o maior do Nordeste em sócios ao fim do ano de 2013 (eram 8.141 associados e o 8º lugar do País). Em 2014, o clube encerrou com 9.479 sócios e este ano viu o número diminuir, ficando apenas com o 24º posto.
A diretoria do clube anunciará no dia 15 de janeiro um gerente (ou executivo) de marketing e iniciar a reestruturação do plano de sócios. “É a hora de balançar o programa, dar uma nova cara. Será um profissional que trabalhou no Bahia. Deverá se apresentar em janeiro. Pedi até para ele não vir logo, pois ainda estamos trabalhando estes princípios e parâmetros dentro da diretoria. A operação começará no próximo ano”.
Subida vertiginosa
A administração do Fortaleza, baseada nos princípios do diretor de planejamento, Evangelista Torquato, e do presidente, Jorge Mota, partiu para valorizar o sócio-torcedor do clube.
“Fizemos o sócio-torcedor eleger o presidente, democratizando o clube, em seguida, trouxemos um consultor do Palmeiras, Paulo Zago, que ajudou a dinamizar a campanha, explica o diretor de marketing, Bruno Bayma. Ele lembra que o Fortaleza encerrou 2014 com 4.300 sócios, mas, com a conquista do título de campeão cearense, as adesões foram crescendo.
Hoje, os sócios têm descontos em faculdades, farmácias, lojas conveniadas, etc. A meta para 2016, vai ser ampliar o leque de benefícios e convênios.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
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