Eleições 2024

Fortaleza precisa vencer para garantir a classificação

Para não depender de ninguém, o Leão precisa vencer o Sampaio Corrêa para garantir vaga nas quartas

São 90 minutos para definir a continuidade do trabalho até o fim do ano. A situação se apresenta meio dramática para o Fortaleza, neste domingo às 16 horas na Arena Castelão, diante do Sampaio Corrêa/MA, na última rodada antes da fase mata-mata da Série C do Brasileiro 2013.

Luiz Carlos Martins encara hoje seu maior desafio à frente do Tricolor Foto: Kiko Silva

Quem vencer, estará classificado, o que torna o jogo emocionante para quem for ao Castelão, que deverá ficar lotado.

Um empate classifica o time maranhense e deixa o Leão na dependência de outros resultados. O Tricolor ficará fora com o empate caso haja um vencedor entre Luverdense e Águia, e pelo menos mais um adversário vença: seja ele o Brasiliense, que pega em casa o Cuiabá; ou o Treze que recebe o já classificado Santa Cruz. Caso perca, o Leão já estará fora caso haja um empate entre Luverdense e Águia. Se houver um vencedor, o Fortaleza precisará de empates de Brasiliense, Treze e CRB.

Diversos fatores cercam a partida deste domingo. Um deles é o fato de que será o encontro do ataque mais positivo, o do Fortaleza, com 36 gols marcados, contra a segunda defesa menos vazada do Grupo A, com 17 gols sofridos – o melhor desempenho defensivo continua sendo o do CRB, que só levou 15 gols.

Por isso, o Castelão deve estar lotado hoje. Mais de 62 mil entradas foram colocadas à venda.

Pontuação

O time maranhense tem 32 pontos contra 31 do Leão. No último confronto entre ambos, em São Luís, a equipe do cearense Flávio Araújo levou a melhor e venceu por 2 a 1. Agora é a chance de Luiz Carlos Martins dar o troco, desta fez de forma definitiva, com a classificação.

O técnico do Tricolor cearense procurou escolher o time mais ofensivo que pudesse, baseado na situação e nas características do adversário. “Estamos entrando com três atacantes e com o Eduardo Luiz na lateral direita, pois ele já jogou comigo assim, tanto no Oeste como no Comercial de Ribeirão Preto. Agora é esperar que a gente faça uma grande partida e consiga a nossa classificação”, explicou ele.

Luiz Carlos Martins praticamente perdeu o sono na fase de classificação. De madrugada, relata que viu dois DVDs do Sampaio Corrêa, para depois tirar suas conclusões e montar sua estratégia para este domingo.

O comandante leonino escolheu praticamente o mesmo time que encerrou a partida frente ao Luverdense, no último jogo em casa, a vitória por 2 a 1 sobre a equipe mato-grossense. A exceção é a saída do lateral-direito Boiadeiro e a entrada do zagueiro Fabrício.

“Eles têm uns jogadores grandalhões na frente e na defesa, que aceitam bem o jogo aéreo, por isso procurei uma escalação levando-se em conta esses aspectos”, explicou.

Mesmo jogando apenas pelo empate para se classificar à próxima fase, o técnico do Sampaio Corrêa, o cearense Flávio Araújo, diz que seu time manterá a ofensividade dos outros jogos.

Durante a competição, a equipe manteve o bom futebol, mesmo perdendo os dois atacantes titulares, Pimentinha – que foi para o São Caetano – e Thiago Cavalcante – Bragantino.

Para o jogo de hoje, a Bolívia Querida não terá o meia Eloir, que recebeu o terceiro cartão. Em compensação, o zagueiro Mimica retorna após suspensão.

Ivan Bezerra
Repórter

Do Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz