Eleições 2024

Fortaleza perde e continuará na Série C

Mais uma vez a torcida tricolor, que fez sua parte, acabou decepcionada ( Foto: Bruno Gomes )
Mais uma vez a torcida tricolor, que fez sua parte, acabou decepcionada ( Foto: Bruno Gomes )

Mais uma vez o filme se repete. Sem conseguir transpor a muralha levantada pelo Brasil de Pelotas, o Fortaleza se despediu da Série C 2015, diante de seu torcedor, com um amargo 0 a 0. Eduardo Martini, goleiro do Xavante, foi o principal nome do jogo e responsável direto pelo acesso do clube gaúcho para a Série B.

Amplo domínio

Como era de se esperar, o Fortaleza foi para cima do Brasil de Pelotas desde o apito inicial do árbitro Marcelo Aparecido de Souza. Com o regulamento de baixo do braço, e a vantagem de um gol no placar agregado, o Xavante esperava pacientemente um vacilo tricolor para encaixar um bom contra-ataque.

Buscando brechas na defesa gaúcha, o Leão optava pelas jogadas laterais. E foi pela direita que o time cearense conseguiu criar sua maior chance na primeira etapa. Lúcio Maranhão recebeu bom passe de Tinga e bateu prensado, a bola desviou na defesa e tocou no travessão, tirando o suspiro das arquibancadas. Na sequência, Daniel Sobralense aproveitou cruzamento de Corrêa e obrigou Eduardo Martini a praticar um verdadeiro milagre.

Com o tempo passando, o volume tricolor acabou diminuindo. O Brasil não conseguia chegar com perigo e se limitava ao campo defensivo. Perto do fim um susto. Aos 35 minutos, Ricardo Berna acabou soltando a bola dentro da área após uma saída mal sucessida. Compreensiva, a torcida tricolor aplaudiu o esforço da equipe depois do apito que marcou o fim do primeiro tempo.

Prevaleceu Eduardo Martini

O segundo tempo começou da mesma forma da primeira etapa. O Fortaleza era todo pressão e o Brasil abdicava de atacar. O time do Rio Grande Sul mal passava da metade de campo. Rogério Zimmermann deixou clara a postura da equipe quando sacou o atacante Cleverson para a entrada do volante Galiardo.

Aos 19 minutos, após escanteio, Lima acertou a trave de Eduardo Martini, para o desespero da torcida tricolor. Marcelo Chamusca promoveu as entradas de Pio e Ricardo Jesus, tentando assim mudar a postura de sua equipe. A entrada do volante deu uma jogada a mais para o clube da casa: o chute de fora da área. Por três vezes o jogador exigiu excelentes defesas do arqueiro xavante.

Nos momentos finais, o ataque tricolor se resumiu a bola aérea, na base do abafa. Aos 46 um ânimo a mais. O lateral-esquerdo Xaro acabou expulso, por retardar a partida. Porém, nem os cinco minutos de acréscimos ou a superioridade numérica foram o bastante para o Fortaleza. A defesa pelotense prevaleceu e em 2016 o Leão, mais uma vez, jogará a Série C.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz