A sustentação da defesa tricolor na Série C tem ajudado na campanha do time até aqui. O Leão não perde há cinco jogos
Os bons números obtidos pelo Fortaleza nos últimos cinco jogos da Série C ajudaram o time a atingir uma boa marca até o momento: a de ser a defesa menos vazada do Grupo A, com apenas quatro gols sofridos. Até mesmo no outro grupo, o B, somente o Santo André manteve os mesmos 4 gols até a 7ª rodada.
A defesa vem se comportando bem, mesmo com o técnico Vica tendo utilizado dois meias e dois volantes na maioria dos jogos sob seu comando. Durante quatro jogos, Vica utilizou os meias Geraldo e Doda e a equipe aguentou bem a marcação. Até que na partida diante do Santa Cruz ele optou por três volantes: Elton, Esley e Marielson, vencendo por 2 a 0. No decorrer do jogo, até ficou com três zagueiros: Micão, Cléber Carioca e Fabrício.
Desconfiança
Curiosamente, a torcida tricolor tem tido pouca paciência com alguns atletas que são os grandes responsáveis pela defesa vir se comportando bem. Exemplo disso é a cobrança exagerada ao goleiro Lopes, que na vitória sobre o Santa Cruz foi um dos melhores homens em campo, defendendo até um pênalti.
O próprio goleiro não entende a “marcação” sobre ele e Esley, por exemplo. A partir dos levantamentos feitos pela comissão técnica, Esley e Leandro são os campeões de roubada de bola. O zagueiro Micão também passou maus bocados, especialmente na vitória sobre o Treze no PV. Logo que os paraibanos fizeram o seu gol, a torcida passou a vaiar Micão cada vez que o zagueiro pegava na bola. Mas o defensor demonstrou força para permanecer em campo e até marcar o gol da vitória, dando a volta por cima e sendo aplaudido pela mesma torcida que o vaiava.
O goleiro Lopes entende que a defesa tem funcionado a custa de muito trabalho. “Nosso time tem uma boa estatura, com dois zagueiros altos (Micão e Cléber Carioca), com atacantes bons no cabeceio e que voltam para ajudar. Daí porque não é para levar gol de cabeça em bolas paradas”, opinou o camisa 1.
Já o zagueiro Cléber Carioca ressalta que todos têm se esforçado para dar o máximo pelo time, o que vem ajudando na manutenção da equipe na vice-liderança da Série C do Brasileiro.
“Para nós é importante estar até agora com a defesa menos vazada”, comenta Cléber Carioca, que acrescenta: “mas não adianta apenas estar só marcando forte para não tomar gols. Temos que fazer gols também, como vêm sendo feitos para que a equipe tenha um equilíbrio na competição”, disse.
Do Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024