O Fortaleza fez o dever de casa e bateu o Goiás por 2 a 0, no Castelão, na tarde deste domingo, 1º. Com o resultado, o Leão voltou a vencer após duas rodadas e subiu três posições na tabela, entrando na zona de classificação da Sul-Americana e abrindo sete pontos de diferença do Z4.
A vitória tricolor começou a ser desenhada ainda no primeiro tempo, quando o zagueiro Juan Quintero balançou as redes após jogada ensaiada de escanteio. No segundo tempo, com um a mais em campo, o Fortaleza fechou o triunfo com gol de Osvaldo.
O resultado marca o primeiro triunfo do Fortaleza sob o comando do técnico Zé Ricardo. O treinador assumiu a equipe na 15ª rodada com derrota para o Internacional, no Castelão. Na sequência, conquistou o empate diante do Santos, na Vila Belmiro-SP.
Na atual rodada, o Fortaleza ainda pode cair uma posição. O Vasco, 15º colocado com 20 pontos, enfrenta o Cruzeiro às 19 horas. Apenas se vencer, o Cruzmaltino ultrapassa o Leão, que terminaria em 13º.
Com a derrota, o Goiás caiu duas colocações na tabela, saindo de 11º para 13º. O resultado da partida do Vasco pode fazer com que o clube desça mais uma posição.
O jogo
Buscando fazer as pazes com a vitória em casa, o Fortaleza teve a iniciativa da partida e controlou a posse de bola. O Goiás apostava no contra-ataque rápido para surpreender os mandantes. Com as estratégias traçadas pelos dois lados, o embate dentro de campo se desenrolou de forma truncada com erros de passe e faltas.
Na criação ofensiva, o Leão chegava mais na frente, mas era pouco incisivo. Foi numa bola parada – escanteio – que o Tricolor abriu o placar. Em jogada ensaiada, Tinga cruzou para Quintero marcar aos 24 minutos do primeiro tempo.
Quase dez minutos depois, o lateral-direito do Esmeraldino, Yago Rocha, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, facilitando o jogo para o Fortaleza. O primeiro tempo terminou com apenas duas finalizações na direção do gol para o Fortaleza e uma para o Goiás.
Na segunda etapa, com a vantagem no placar e numérica em campo, o Fortaleza voltou mais ofensivo. Zé Ricardo tirou o meia Mariano Vazquez e lançou o atacante Osvaldo, que ampliou para os donos da casa aos 13 minutos.
Com o 2 a 0 no placar, os comandados de Zé Ricardo controlaram a partida, sem levar sustos do rival. Mesmo com um a menos, o Goiás, do técnico Ney Franco, ainda tentou reagir com as entradas dos atacantes Rafael Moura e Leandro Barcia, mas não adiantou. No Leão, o treinador seguiu colocando o time para atacar ao lançar Edinho e Marlon na equipe.
Para entender o segundo tempo tranquilo do Tricolor, os números da partida explicam. O Goiás, com um a menos durante os 45 minutos finais, não deu nenhuma finalização certa. O Fortaleza marcou no único chute na direção do gol.
Ficha técnica:
Fortaleza
4-2-3-1: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Jackson e Bruno Melo; Felipe e Gabriel Dias (Marlon); André Luis, Vazquez (Osvaldo) e Felipe Pires (Edinho); Wellington Paulista. Téc: Zé Ricardo.
Goiás
4-4-2: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Geovane (Gilberto), Yago Felipe, Marcelo Hermes e Marlone (L. Barcia); Michael e Kayke (R. Moura). Téc: Ney Franco.
Local: Arena Castelão
Data: 1/9/2019
Horário: 16 horas
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG) Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo de Souza (MG)
Cartões amarelos: Yago Rocha (GOI); Vazquez (FOR)
Cartão vermelho: Yago Rocha (GOI)
Fonte: O Povo Online
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024