Vencer. Mais do que seis letras para o Ferroviário Atlético Clube o verbo significa obrigação. Não há como pensar em outro resultado hoje, senão a vitória.
A partir das 20h20, no estádio Presidente Vargas (PV), no Benfica, Fortaleza e Ferroviário, em situações antagônicas na tabela do Campeonato Cearense, se enfrentam em partida com significados distintos para ambos.
O time da Barra do Ceará está, atualmente, na zona do rebaixamento, ocupando a sétima colocação, com 14 pontos ganhos. Já o Leão do Pici é o líder isolado da competição, com 32 pontos e vaga já garantida na próxima fase do Estadual.
Uma vitória no clássico é o suficiente para o Ferrão dar um novo suspiro de alívio, escapando ao menos momentaneamente da zona de rebaixamento. Uma derrota, embora normal se analisadas as circunstâncias de um clássico, pode afundar ainda mais o Tubarão no pesadelo da segunda divisão em 2015.
E o sentimento na Vila Elzir Cabral é o de esperança. A confiança, depositada em 1,71 m de história no clube e no futebol internacional. Iarley, de volta ao time, explicita o desejo coral. “Precisamos de pontos. Sabemos da força do Fortaleza mas vamos para vencer. Temos que vencer para escapar do rebaixamento”, afirma, desejoso de um bom resultado para o Tubarão.
Fortaleza
A situação do Ferroviário não deixa de chamar a atenção até aos jogadores do Leão, como o próprio volante Guto, revelado nas bases do Ferrão. “É uma situação muito difícil a do Ferroviário. Eu vivi muito bem isso, quando estive lá. Eram boas atuações nossas, e na hora H, o time estava na zona de rebaixamento. Mesmo assim, o jogo para nós do Fortaleza é muito difícil, tal como foi contra as equipes que estavam em baixo da tabela, como o Tiradentes e o Crato, que nos deram bastante trabalho”, analisou o jogador.
Força máxima
O técnico Marcelo Chamusca, mesmo com seu time já tendo alcançado os primeiros objetivos, com quatro rodadas de antecedência, resolveu entrar com força máxima de que dispõe. “Vou poupar os titulares para quê? Para ficarem em casa, ociosos, sem fazer nada. Jogador tem que estar em atividade”, confidenciou Marcelo Chamusca, em conversa informal no Pici.
Chamusca traz de volta ao time o zagueiro Eduardo Luiz, que cumpriu automática por cartão amarelo e o meia Edinho, que havia passado por problemas estomacais.
A última vez que o Ferroviário venceu o Fortaleza pelo Cearense foi no dia 20 de março de 2011, quando os corais ganharam por 1 a 0, gol marcado por Juranilson, no Castelão.
Leão pode disputar a Copa do Brasil 2014
Ao conquistar a primeira fase do Campeonato Cearense, com quatro rodadas de antecedência, o Fortaleza já garantiu a sua participação na Copa do Brasil de 2015, entretanto, o clube não esperava por outra boa notícia, ainda que seja dentro das probabilidades. O Leão poderá jogar na Copa do Brasil já neste ano, faltando confirmação da CBF.
O que poderá ser a redenção econômica do Fortaleza é a sua provável participação na Copa do Brasil já neste ano. Sonho? Utopia? Desejo ilusório? Não. A Federação Cearense de Futebol resolveu atacar em duas frentes, no sentido de beneficiar tanto o Tiradentes, que luta para entrar na Série C, como o Fortaleza, com brecha na Copa do Brasil.
O pleito da FCF e do Fortaleza se baseia na exclusão do Betim/MG da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013.
Com a eliminação do Betim/MG da Série C, altera-se a classificação da competição, fazendo o Leão do Pici ganhar mais 10 pontos no Ranking de Clubes da CBF, ultrapassando o Bragantino, que ficou com a última vaga conquistada pelo ranking.
Alteração nos pontos
A FCF tomou por base a decisão do STJD, na sessão de 06/02/2014, que excluiu (rebaixou) o Betim-MG (atual Ipatinga) da Série C. Com isso, todas as equipes abaixo do clube mineiro ganharam uma posição na classificação do Campeonato Brasileiro da Série C. Na classificação geral da Série C de 2013, o Fortaleza foi o 9º. Dessa maneira, saltaria para a 8ª posição, conquistando mais 132 pontos no ranking da CBF, ao invés de 130, ou seja, dois pontos a mais.
Ainda segundo a Convenção de Pontos do Ranking Nacional, no último ano, a multiplicação de pontos é feita por cinco. Os dois pontos a mais conquistados pelo Leão representariam dez.
O Fortaleza ocupa a 35ª posição no ranking da CBF, com 4.048 pontos, seis pontos atrás do Bragantino, 34º, com 4.054. Mas, com os 10 pontos adicionados, o Leão somaria 4.058 pontos e ultrapassaria a equipe de Bragança Paulista.
“Já informei ao presidente Osmar Baquit e entramos com o pedido junto à CBF. Vamos aguardar a resposta”, disse o presidente Mauro Carmélio. O Leão estrearia contra Lajeadense/RS.
Ivan bezerra/levi de freitas
Repórteres
Do Diário do Nordeste
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024