Eleições 2024

Em noite de desperdício de gols, Ceará vence o Icasa no Castelão

Em uma Arena Castelão com poucos torcedores e de gramado desgastado, na noite desta quarta-feira, o Ceará venceu o Icasa por 1 a 0 e saiu da lanterna do Campeonato Cearense. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Tadeu. A partida foi marcada pelo domínio alvinegro, mas também pelas chances que a equipe da casa desperdiçou ao longo dos dois tempos de jogo.

O Alvinegro de Porangabuçu se prepara para enfrentar o Fortaleza, no próximo domingo, às 16 horas, na Arena Castelão, em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Cearense. Este será o primeiro Clássico Rei realizado no ano. No mesmo dia e horário, o Icasa volta a campo para dérbi do Cariri, diante do Guarani de Juazeiro, no estádio Romeirão.

Na primeira partida realizada no estádio após o show do cantor britânico Elton John, os presentes puderam ver um campo longe da cor verde. Devido ao equipamento e o público recebido no evento musical, a grama perdeu a cor e acusou o desgaste dentro das quatro linhas. Porém, o futebol desempenhado em campo não pareceu prejudicado pelo aspecto visual ruim visto pelos torcedores na arena da Copa do Mundo de 2014.

Logo aos três minutos, o meia Bismarck entrou com facilidade na área alvinegra e tentou passe para Felipe Klein. O goleiro Luís Carlos teve de intervir para tirar o Ceará do perigo. A equipe do técnico Sérgio Soares respondeu aos seis, em cobrança de falta batida por Ricardinho. A bola passou perto do ângulo esquerdo das traves icasianas. Dois minutos depois, Magno Alves acertou chute forte e exigiu desvio da defesa do Verdão para escanteio. A partir daí, prevaleceu a pressão alvinegra no Castelão. Na defesa, Preto Costa e Zé Carlos precisaram trabalhar bastante, além do camisa 1 Diónantan.

O trio de ataque formado por Assisinho, Tadeu e Magno Alves incomodou a área adversária. De longe, os meias Ricardinho e Rogerinho arriscaram balaços. Enquanto o Vovô buscava amadurecer o lance de gol, o time de Juazeiro do Norte se dedicou ao jogo defensivo. Acuados, pelo menos seis jogadores da equipe alviverde ocupavam a grande e pequena área quando o Ceará subia para suas investidas ofensivas. Mas a perseverança e domínio dos mandantes acabou vencendo. Aos 27 minutos, Magno Alves alçou bola para Tadeu cabecear para o fundo das redes: 1 a 0 para o Alvinegro. O centroavante ainda teve chance de ampliar, quando aos 30 recebeu nova assistência do Magnata. Porém, bisonhamente, o camisa 9 se embananou com a bola nos pés e desperdiçou.

Poupado na partida contra o Horizonte, no último domingo, Magno Alves voltou ao time titular para ser o destaque. O artilheiro da Arena Castelão organizou a linha de frente do Ceará, arriscando bons arremates ao gol e prestando papel relevante nas assistências. Na lateral-esquerda, Hélder Santos subiu com qualidade e acertou cruzamentos precisos. No meio-campo, se Rogerinho buscou arrancadas em velocidade e lançamentos longos, Ricardinho assumiu responsabilidade nos lances de bola parada. Jogando aberto, o Ceará deu condições de contragolpes ao Icasa em algumas ocasiões. Aos 47, Bismark avançou agilmente e quase fica cara a cara com o goleiro. O meia foi derrubado por Ricarinho. O Verdão não conseguiu ir além das jogadas na entrada da pequena área. Raramente o ataque icasiano arriscou finalização.

Na volta do intervalo, o domínio da partida continuou nos pés do Ceará. Desde o primeiro minuto, o Vovô ocupou o campo adversário. Aos três minutos. Assisinho chutou ao gol e exigiu defesa de Diónantan, que espalmou para longe. Em lances seguidos, Tadeu, Marcos e Magno Alves chegaram perto de ampliar a vantagem no marcador. Com volume ofensivo superior, o Vovô pressionou enfaticamente, mas apresentou dificuldades para converter uma finalização. Especialmente Tadeu, que perdeu diversas oportunidades de tento. Assim, o Icasa começou a aproveitar os contra-ataques para tentar chegar ao empate. Aos 20, Jonatas chutou rasteiro e exigiu defesa precisa de Luís Carlos.

O técnico Sérgio Soares orientou seus jogadores na parada técnica dos 45 minutos finais. A pressão do Ceará continuou. E o desperdício de gols também. Aos 26, Tadeu pegou mal na bola e facilitou a defesa do goleiro do Icasa. Minutos depois, o atacante caiu na área e pediu pênalti. Nada foi marcado pelo árbitro. Aos 31 minutos, foi a vez de Magno Alves não aproveitar boa chance. O atacante recebeu lançamento de Ricardinho, não conseguiu o domínio e o zagueiro Preto Costa conseguiu evitar a finalização.

Com o avançar do cronômetro, as equipes passaram a apertar mais na marcação no meio-campo. O Icasa para não sofrer o segundo gol, e o Ceará para evitar contragolpes comprometedores do time visitante. A partida ganhou momentos de truculência e cartões foram distribuídos para os dois lados. Em um dos lances de disputa acirrada, quem levou a pior foi o atacante Assisinho, que saiu de campo machucado nos minutos finais. O Ceará ainda buscou apertar a defesa do Verdão nos últimos instantes, mas seguiu sem encontrar o caminho do gol.

Campeonato Cearense – Ceará 1 x 0 Icasa

Ceará: Luís Carlos, Samuel (Marcos), Sandro, Gabriel, Hélder; João Marcos, Ricardinho, Rogerinho (Luiz Henrique); Assisinho (Michel), Tadeu, Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Icasa: Diónantan; Osmar, Airton Júnior, Preto Costa, Zé Carlos; Guidio (Diogo França), Jonathan (Sérgio Júnior), Jonathas, Bismarck (Canga); Felipe Klein, Douglas. Técnico: Tarcísio Pugliesi.

Cartões amarelos: Douglas, Ricardinho, Luiz Henrique, Airton Júnior, Jhonatas, Luís Carlos
Gols: Tadeu (27min/1T)

Local: Arena Castelão
Data: 5/3/2014
Horário: 20h20min
Árbitro: César Magalhães
Assistentes: Arnaldo Souza e Jaílson Albano

Público pagante: 4.798
Não pagantes: 381
Renda: R$ 45.102,00

Fonte: O Povo

 

Zeudir Queiroz